Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Marçal Filho e secretário discutem implantação do PAI

24 Mar 2010 - 10h00Por Dourados Agora

Após viabilizar junto ao Ministério da Saúde os recursos federais necessários para a obra física e compra de equipamentos, o deputado federal Marçal Filho (PMDB/MS) deu mais um passo para dar “vida” ao que já indicou ser uma de suas prioridades neste novo mandato: a implantação, em Dourados, de uma instituição clínica pública voltada exclusivamente para o atendimento de pacientes infantis. Na segunda feira, acompanhado da vereadora Délia Razuk (PMDB), que junto com ele “assina” a idéia Marçal apresentou ao secretário Municipal de Saúde, Mário Eduardo Rocha, o projeto arquitetônico inicial da obra, denominada Pronto Atendimento Infantil (PAI). Da reunião participaram também técnicos e assessores tanto da Secretaria de Saúde como da Secretaria de Planejamento. Um dos locais cogitados para o empreendimento público é a antiga sede do Posto de Saúde Tipo A, na área central da cidade. Essa escolha dependerá do Governo do Estado e da prefeitura, já que o prédio é do estado e estava sob administração do município.A iniciativa já foi implantada há mais de 10 anos, com sucesso, em Londrina(PR) e recentemente foi implantada também em Três Lagoas , sob a denominação de Clínica Infantil. Em Dourados ela já tem até um slogan: “Toda criança merece um PAI”.

          Segundo Marçal Filho a idéia é criar uma unidade de saúde com uma equipe  multi-profissional, composta de pediatras e outros especialistas em atendimento infantil.O diferencial, ressaltou Marçal Filho, será o ambiente de atendimento. “Não terá o perfil de hospital e sim uma estrutura física planejada para ser um espaço condizente com essa faixa etária, com atividades lúdicas coordenadas por profissionais da área, além de salas de vídeo e cursos educativos”, explicou o deputado ao secretário e técnicos da prefeitura, lembrando que estudos de entidades ligadas à saúde mostram que atender crianças em um ambiente mais aprazível e exclusivamente voltado a elas, com salas de triagem e de espera específicas, produz efeitos significativos na redução do número de crianças encaminhadas para internação no serviço de pediatria, do tempo de espera e faz aumentar a satisfação dos pacientes, além de diminuir a angustia dos pais ou responsáveis. Outra vantagem adicional é que as crianças serão atendidas por especialistas em pediatria e encaminhadas ao hospital apenas em caso de necessidade, ou seja, o Pronto Atendimento Infantil vai impedir que pacientes sejam encaminhados para internação sem necessidade, além de evitar o contato com adultos doentes, o que em muitos casos serve de agravante, podendo uma enfermidade simples se tornar uma doença, como acontece hoje nos corredores dos postos de saúde e do Hospital da vida, os únicos que atendem as crianças.

          As conversações para superar os entraves burocráticos e financeiros e tornar realidade essa ambiciosa implantação do que deve ser um centro de referência de pediatria para a cidade e para os municípios da região foram iniciadas por Marçal Filho através de reunião com a diretora do Departamento de Avaliação, Regulação e Controle, Cleusa da Silveira Bernardo, e com Esaú pontes, coordenador de planejamento e orçamento da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Outro passo importante foi dado em audiências realizadas, no gabinete do deputado em Brasília, com o prefeito Ari Artuzi, que reiteradas vezes se dispôs a ceder a área para a implantação do PAI.

 

Délia Razuk   

 

    Marçal Filho finalizou afirmando que tomou a iniciativa de “correr atrás” da implantação do PAI após conversa  com a vereadora Délia Razuk, na qual observou a mesma preocupação com  o formato atual de atendimento às crianças de 0 a 12 anos. “Nos contatos diretos que temos com a população e nas reclamações que recebemos na rádio o setor de saúde é de longe o mais lembrado, sobretudo em relação às crianças, com pais aflitos por falta de atendimentos corriqueiros e em local adequado”, observou Marçal. “Como todas as ações em saúde dependem de recursos federais, fizemos a nossa parte, alocando R$ 2 milhões para sua implantação”, frisou o parlamentar. Os técnicos da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Planejamento se encarregaram de analisar o projeto do PAI e promover as adequações necessárias para sua implantação. Os recursos já foram disponibilizados pelo Ministério da saúde.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FOTO: REDES SOCIAISSUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS