Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 4 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Ministério da Pesca inicia primeiro censo sobre produção nacional

7 Out 2009 - 16h48Por Agência Brasil

O Ministério da Pesca e Aquicultura iniciou hoje (7), em todo o país, o primeiro censo sobre a produção de pescados. O objetivo do censo é saber o que está sendo produzido, a ração usada pelos pescadores e detalhes sobre o escoamento da produção para ajudar o governo a formular políticas públicas para a área e saber dos resultados das ações até aqui empregadas para o setor. O trabalho envolve 258 recenseadores, todos de nível superior, que vão procurar as áreas de produção, identificados com crachá, boné, camiseta, bolsa, palm top (pequeno computador) e material de divulgação. Só nos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul vão trabalhar cerca de 60 recenseadores.

Ao anunciar, em entrevista coletiva, o início do censo, o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, disse que os recenseadores não farão perguntas que costumam incomodar os piscicultores, como questões sobre o licenciamento ambiental das áreas onde atuam, pois isso diz respeito a outro setor. Os produtores responderão a dois questionários, envolvendo apenas detalhes sobre a sua produção, esclareceu Gregolin.

A previsão é que, em dezembro, o país tenha conhecimento da real produção nacional de pescado, que em 2007 era estimada em 289 mil toneladas anuais, contra 87 mil toneladas em 1999. Os números particularizados serão divulgados apenas em fevereiro. O resultado do censo poderá revelar uma produção 20% maior que a atualmente conhecida, o que é importante, pois a produção mundial de pescado está crescendo significativamente, afirmou o ministro.

O Ministério da Pesca já realiza pesquisas estatística sobre os pescadores, por meio de convênios com entidades regionais, o que não é objeto do censo iniciado hoje. No ano passado, foram firmados convênios para ampliar essa coleta de dados, considerada mais difícil na Região Norte, devido às dimensões geográficas.

Em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Pesca também promove ações de combate à pesca predatória. Gregolin informou que aguarda a compra de 15 lanchas para ampliação desse trabalho, que deve cobrir todo o país. A compra das lanchas depende de autorização do Ministério do Planejamento, explicou.
De cinco embarcações já adquiridas pelo ministério, duas vão ser empregadas no Pará e uma no Maranhão. Para o Ceará, foi comprada uma lancha de alta velocidade que vai trabalhar em região onde há conflitos por causa da pesca predatória.

De acordo com Gregolin, o custo do recenseamento está orçado em R$ 4,44 mihões.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul amanheceu triste com o falecimento do amigo Martins, pai do Cleber da SOS Celulares
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls