Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Mortes violentas atingem 14 mil jovens do Brasil

9 Dez 2004 - 14h31
A cada ano, cerca de 14 mil adolescentes brasileiros de 12 a 19 anos são vítimas de mortes violentas (homicídios, acidentes de trânsito e suicídios). Desse total, quase 12 mil são meninos, sendo que os garotos negros são as maiores vítimas. Enquanto em 2002, 5.093 adolescentes negros nessa faixa etária morreram em decorrência da violência, o número de morte entre os brancos foi de 4.200. Esses dados fazem parte do relatório "Situação Mundial da Infância 2005 - Infância Ameaçada, divulgado hoje pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O relatório destaca o avanço acelerado de mortes violentas entre mulheres na faixa de 15 a 24 anos. Entre 1990 e 2002, a proporção de mortes por violência no total de óbitos passou de 28,3% para 34,1% entre as adolescentes. "A progressão do número de vítimas é muito maior no grupo de adolescentes mulheres", destaca a representante do Unicef no Brasil, Marie Pierre Poirier.

O documento mostra que o maior crescimento da proporção de mortes por violência contra as mulheres verifica-se na região Norte, com aumento de 44% entre 1990 e 2002.

O documento aponta ainda a redução da violência urbana no Brasil como um dos principais desafios a serem enfrentados. Para Marie Pierre, a mudança do quadro requer ações para acabar com a cultura da impunidade. "Cada caso de violação tem que ser acompanhado até o julgamento. Não é normal criar a impressão de que uma vida de um adolescente ou de uma menina não tenha valor algum e que ninguém acompanha o processo de saber porque isso acontece", enfatiza.

Para a representante do Unicef, também é preciso melhorar os sistemas de dados sobre a violência contra as crianças e os jovens, que permitam o acesso a informações "mais confiáveis" sobre os vários tipos de violações, entre as quais a violência sexual. Segundo ela, é importante também incluir nos currículos escolares temas como tolerância e valorização das diferenças.

Pobreza brasileira tem cara de criança do semi-árido
Para Marie Pierre, um dos dados mais preocupantes do relatório é a situação de vulnerabilidade infantil na região semi-árido brasileiro. De acordo com o estudo, 75% das crianças vivem em famílias pobres e, em alguns municípios da região, esse percentual chega a 90%.

Em 95% das cidades do semi-árido, a taxa de mortalidade infantil supera a média nacional, que é de 33 mortes para cada mil crianças nascidas vivas, antes de completarem um ano de idade. Além disso, 46% dos meninos e meninas que vivem na região são analfabetas e 42% não têm acesso à água potável.

O documento traz dados sobre a situação de meninos e meninas brasileiros relacionados à pobreza e suas diferentes dimensões, violência e epidemia de HIV/Aids. O relatório revela ainda que uma em cada duas crianças vive em situação de pobreza em todo o mundo.

No Brasil, 27,4 milhões de crianças e adolescentes fazem parte do universo de famílias que vivem com renda per capita de até meio salário mínimo, o que representa renda diária inferior a R$ 4,33 para cada pessoa.

O relatório será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima segunda-feira.

 

 

Agência Brasil

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
(Redes sociais)DESPEDIDA
Familiares lamentam morte de casal em acidente; 'Sua sonhada moto veio e a mesma nos tirou você'