Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 8 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AGRICULTURA

MS deve colher 4,7 milhões de toneladas de soja

9 Dez 2009 - 06h59Por Diário MS
Mato Grosso do Sul deve colher 4,7 milhões de toneladas de soja na safra 2009/2010. É o que prevêem prognósticos de safra de grãos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados foram divulgados ontem e apresentam números idênticos com relação à previsão de safra para o Estado. A previsão de produção total na safra 2009/2010 para MS é de 8,4 milhões de toneladas, incluindo as principais culturas – soja, trigo, arroz, feijão, girassol, milho e sorgo.

Apesar de divulgadas na mesma data, as duas pesquisas foram feitas de forma independente por cada uma das instituições. As duas pesquisas apresentam os mesmos números sobre a previsão de safra 2009/2010 para MS. Porém, a divulgada pela Conab é mais completa, enquanto a do IBGE fica restrita a apenas cinco culturas – soja, arroz, feijão, milho e algodão herbáceo.

Segundo a Conab, a previsão para a próxima safra é de área plantada de 2,87 milhões de hectares. 1,73 milhões de hectares devem ser ocupados pela soja, que terá área praticamente igual à última safra (quando foram cultivados 1,71 milhões de hectares do grão). A produtividade esperada é de 2.750 quilos por hectare, com produção total de 4,76 milhões de toneladas de soja.

Para o milho, a área plantada esperada para MS é de 918,8 mil hectares, uma redução de 2,1% com relação à última safra (quando foram plantados 938 mil hectares de milho). A produtividade esperada é de 3.428 quilos por hectare, com produção total de 3,14 milhões de toneladas.

Para o feijão, a área plantada prevista é de 20,9 mil hectares – incluindo a primeira, segunda e terceira safras. A produtividade prevista é de 1.055 quilos por hectare e produção total de 22 mil toneladas.

Já o arroz tem previsão de área plantada de 31 mil hectares, com colheita de 170 mil toneladas e rendimento médio de 5.484 quilos por hectare. O girassol deve apresentar área plantada de 2,4 mil hectares e produção total de 2,8 mil toneladas; o sorgo deve ter área plantada de 94,4 mil hectares, com produção de 217,1 mil toneladas. O rendimento médio esperado é de 2.300 quilos por hectare.

O trigo, segundo a Conab, deve ter área plantada de 42,4 mil hectares, uma redução de 8,2% com relação ao ano passado – quando foram plantados 46,2 mil hectares. A produção, segundo a companhia, deve ser de pelo menos 72,6 mil toneladas, com rendimento médio de 1.713 quilos por hectare.
O IBGE apresenta, ainda, previsão de plantio para o algodão herbáceo, que deve ter área plantada em MS de 32 mil hectares. A produção esperada é de 128 mil toneladas e rendimento médio de 4 mil quilos por hectare.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS envia água e mais equipes de resgate para apoio ao Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta

Mais Lidas

1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
FRENTE FRIA CHEGANDO
FRENTE FRIA chega nos próximos dias e quebra onda de calor com mudança brusca no tempo; CONFIRA
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Fotos: CBMMSAÇÕES NO RS
Bombeiros de MS resgataram mais de 900 pessoas e 200 animais no Rio Grande do Sul