Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 5 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

MS institui banco de perfis genéticos na área pericial

11 Ago 2010 - 15h58Por
Decreto publicado hoje (11) no Diário Oficial do Estado institui o Banco de Perfis Genéticos do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (Ialf) da Coordenadoria Geral de Perícias (CGP). Através do banco de dados, Mato Grosso do Sul irá integrar uma rede nacional de informações genéticas com perfis coletados a partir de amostras deixadas em locais de crime e em vítimas sexuais.

De acordo com a diretora do Ialf, perita criminal Josemirtes Fonseca, o servidor que envia as informações locais para o banco nacional, que fica no Instituto Nacional de Criminalística (INC) da Polícia Federal em Brasília, já está instalado no sistema de administração de redes do Estado. Conforme a diretora, assim que for concluída a ligação entre as redes de todos os estados que instituírem o banco de perfis genéticos com o banco de dados nacional, começam a ser inseridos os primeiros perfis coletados em Mato Grosso do Sul.

“Neste primeiro momento serão feitas as primeiras inserções de dados em caráter de teste e até o final de setembro deve começar de fato a inserção de informações em todos os Estados que estarão com este novo sistema”, explica a diretora.

A partir da formação e instalação do banco de dados estadual começa a sincronização de informações com os dados inseridos no mesmo sistema em outros estados brasileiros. “Então nós colocaremos as informações obtidas nos nossos laboratórios e o mesmo acontece nos laboratórios de outras unidades do País. Se for necessário fazer uma busca mais avançada será possível sincronizar nossas informações com as de outros estados”, esclarece.

A diretora do Ialf explica que a formação do banco de dados e a sincronização acontece da seguinte maneira: dois computadores ficam no instituto para a inserção dos perfis obtidos em laboratório. Após este processo o dado é enviado para o servidor regional que fica no administrador de redes do Estado, que envia a informação para o banco nacional.

Serão inseridas dois tipos de informações: vestígios em locais de crime e em vítimas sexuais. A perita Josemirtes diz que o novo sistema vai possibilitar um aprofundamento no trabalho policial de investigação. “Pode acontecer de um crime ocorrer aqui e o autor fugir para outro lugar. Se ele cometer um outro crime, vai deixar vestígios e isso pode ser comparado com os dados inseridos aqui no Estado”.

Josemirtes lembra ainda que a partir da implantação do sistema em todos os estados do País, será possível integrar também, através da Interpol, ao banco de dados de perfis genéticos do FBI, que é o serviço de investigação norteamericano. O FBI também foi o responsável pela elaboração do sistema.

Grupo de Trabalho

Mato Grosso do Sul é ainda o único estado da região Centro-Oeste a participar do grupo de trabalho da Rede de Genética Forense do Ministério da Justiça. A perita Josemirtes é a representante sul-mato-grossense no grupo de trabalho. De acordo com a diretora do Ialf, o grupo formula normas e critérios sobre o funcionamento do banco de dados.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul amanheceu triste com o falecimento do amigo Martins, pai do Cleber da SOS Celulares
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo