Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 4 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

MS já registrou 24 ocorrências de adversidades climáticas em 2010

15 Out 2010 - 17h24Por Mídia Max

Eventos climáticos adversos atingiram 21 municípios de Mato Grosso do Sul neste ano. Os impactos de chuvas de granizo, vendavais, inundações, alagamentos, interrupção de estradas e outras consequências fizeram com que 81.884 pessoas fossem afetadas.´

 Relatório da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) aponta 24 ocorrências desse tipo de janeiro até agora. Três municípios tiveram registro de duas ocorrências em 2010: Campo Grande, Dourados e Santa Rita do Pardo.

O caso com maior número de pessoas prejudicadas diretamente foi o registrado no dia 27 de setembro em Três Lagoas. Pelo alcance dos danos do temporal, que comprometeram além de propriedades particulares importantes serviços públicos coletivos, o número de afetados chegou a 40 mil pessoas.

Desde o início do ano, o governo estadual vem auxiliando as prefeituras e coordenadorias municipais de Defesa Civil na preparação de documentos comprobatórios dos prejuízos e na busca de recursos federais para suprir o restabelecimento da normalidade. Montantes significativos já foram liberados, como o de R$ 15 milhões para Novo Horizonte do Sul. Outras cidades que sofreram as adversidades nos dois primeiros meses do ano também conseguiram o auxílio financeiro, como Aquidauana e Miranda.

Parte das 24 ocorrências do ano se deram entre janeiro e fevereiro, quando as chuvas do auge do verão chegaram forte, provocando a subida e transbordamento de rios, arrastando pontes e fazendo desabar estradas. Outras cidades foram vítimas de um início de primavera de chuvarada severa, especialmente acompanhada de vento e granizo. Grande parte das pessoas afetadas pelos temporais do fim de setembro são famílias que tiveram casas destelhadas ou perfuradas.

Os processos para obter recursos aos municípios que decretaram emergência e pediram auxílio em função das ocorrências de setembro estão em análise na Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional. A documentação e o requerimento foram elaborados em parceria entre a Cedec e as prefeituras, e o governo, com apoio da bancada federal, busca articular para que os pedidos sejam aprovados. Para quase todos os municípios, o Estado também enviou auxílio material, com produtos como kits de enxoval, cestas de alimentos, telhas e colchões.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
TRAGÉDIA
Acidente grave no Paraguai mata quatro pessoas da mesma família