Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 18 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AQUIDAUANA

MS tenta antecipar R$ 1,9 mi da União pra obra em Aquidauana

19 Jan 2010 - 06h55Por MS Notícias

Depois de visitar o bairro Guanandi e conversar com as famílias alojadas em duas escolas, o governador André Puccinelli foi verificar a situação de duas pontes afetadas pelas águas. Sobre o Rio Aquidauana, a Ponte do Boiadeiro, muito utilizada para o tráfego de animais entre as propriedades rurais e frigoríficos, está com rachaduras e tem a estrutura comprometida.

Outra estrutura que precisa de intervenção é a ponte sobre o Córrego João Dias, na ligação entre o Bairro Alto e a Vila Trindade. Ali o problema é o afundamento na cabeceira da ponte.

Com base no levantamento inicial feito pela Prefeitura, o governo do Estado vai pedir ao Ministério da Integração Nacional a liberação emergencial de R$ 1,905 milhão para a intervenção nessas pontes e também em outra, no Distrito de Piraputanga, que cedeu. Segundo o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias, a possibilidade desses recursos se encaixa em linha disponível no Ministério para restabelecimento de tráfego de pessoas e recuperação de condições para a retirada da produção.

Como ação emergencial, o governo, através da Cedec, também está ajudando o município na correta elaboração do Decreto de Emergência e preenchimento do Formulário de Avaliação de Danos (Avadan). Isso deve agilizar a homologação pelo governador e a posterior busca de reconhecimento da Defesa Cilvil Nacional. A minuta do decreto municipal está sendo revisada hoje, e o documento deve ser publicado entre amanhã e quarta-feira.

Ao mesmo tempo, o governo vai ajudar o município a buscar recursos para construção de obras de prevenção, a médio e longo prazos. Por estar à beira de um rio e ser passível de inundação, é possível buscar no Ministério dinheiro para investir na implantação de sistemas de drenagem, contenção ou canalização.

Durante a visita a Aquidauana, o governador André Puccinelli destacou a necessidade de ações de longo prazo, para que o município não fique constantemente sob risco. Citando como exemplo a Capital, que tem nove córregos, André disse que sistemas de canalização e implantação de parques lineares como os feitos na sua administração como prefeito ajudam a evitar transbordamentos.

Outros municípios

O governador garantiu apoio para todos os municípios afetados por enxurradas ou cheias de rios e córregos. Além de Aquidauana, Coxim, Miranda, Anastácio e Novo Horizonte do Sul enfrentam situações mais difíceis nesses primeiros dias de 2010. André assegurou que o governo está ao lado das prefeituras e que, assim como foi feito no fim de 2009 em Amambai – afetada por granizo – e Coxim, alagada pela cheia do Rio Taquari, o estado vai dar apoio através da Defesa Civil, na captação de recursos da União e em ações que possam ser feitas diretamente pelo Estado.


Depois de visitar Aquidauana hoje (18), Puccinelli se reuniu com o prefeito de Anastácio, Cláudio Valério. No município, somente seis famílias foram desalojadas e os prejuízos são bem menores que na cidade vizinha. Ainda assim, o município está fechando a avaliação de danos e os impactos das inundações para definir, junto com o governo, as providências de auxílio.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área
SOLIDARIEDADE AO RIO GRANDE DO SUL
De Fátima do Sul e Culturama: Carreta com 17 toneladas de donativos chega a Roca Sales, RS
OLHA A HISTÓRIA
Mulher fica em coma por 17 dias após tomar remédio para cólica

Mais Lidas

FOTO: ILUSTRATIVAFÁTIMA DO SUL - CARRETA TOP DANCE
Com falhas técnicas e documentais, prefeitura não expede alvará para transporte da Carreta Top Dance
SOLIDARIEDADE AO RIO GRANDE DO SUL
De Fátima do Sul e Culturama: Carreta com 17 toneladas de donativos chega a Roca Sales, RS
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
EXPORAMA 2024EXPORAMA 2024 - VEJA PROGRAMAÇÃO
Com Laço, Rodeio, Shows e entrada franca, prefeita anuncia programação do aniversário de CULTURAMA
Brasil
Conheça os finais dos principais personagens de "América"