Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Murilo garante empenho do governo para escoamento da safra

14 Jan 2010 - 13h58Por MS Notícias

O governador em exercício, Murilo Zauith, afirmou hoje (14) ter a certeza de que o escoamento da safra agrícola 2009/2010 vai acontecer em condições normais. Em reunião com produtores rurais, prefeitos e vereadores do Bolsão, Murilo e o secretário de Obras Públicas e de Transportes, Edson Giroto, anunciaram que haverá um atendimento diferenciado nesse período, para atacar os pontos críticos indicados pelo setor produtivo.

O governo está determinado a fazer com que as ações de recuperação cheguem a tempo, no momento em que realmente o produtor precisa transportar a produção. Em Chapadão do Sul, algumas dificuldades já detectadas e apresentadas durante o encontro vão ser alvo de ações imediatas da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul).

Para subsidiar a operação safra, as agências regionais da Agesul estarão abertas ininterruptamente, inclusive aos fins de semana para receber as demandas. O contato mais próximo com os agricultores visa otimizar o trabalho de recuperação, identificando pontos críticos. Tanto os produtores, quanto o secretário Giroto, afirmam que, muitas vezes, trechos curtos de atoleiros aparecem em meio a grandes trajetos em condições regulares. O conhecimento dessas situações, no momento em que acontecem, vai ajudar na correção mais rápida, colocando a estrada em condições transitáveis, conforme o secretário.

A reunião de trabalho, no Sindicato Rural de Chapadão do Sul, teve a presença de cerca de 60 produtores e dos prefeitos Jocelito Krug (Chapadão do Sul); Getúlio Furtado Barbosa (Figueirão); Antônio Ângelo dos Santos (Inocência); do vice-prefeito de Costa Rica, Waldomiro Bocalan, e de representantes de Paraíso e do Patrimônio de Pontinha do Coxo.

No encontro, os produtores já apontaram algumas localidades que consideram mais preocupantes por já estarem sofrendo os efeitos das chuvas constantes. “Graças a Deus que choveu. Na região Sul, no ano passado, por exemplo, não choveu. Não recebemos reclamações, mas a produção foi perdida. Se agora estão aparecendo os problemas é porque as chuvas vieram para garantir a produção”, lembrou Giroto. “Nesta safra, vamos ter uma das maiores produções, e o governo veio se colocar à disposição”, completou, anunciando que telefones dele próprio e dos principais coordenadores do setor viário também estão disponíveis para os produtores e prefeitos. Informações repassadas pelos participantes da reunião ao secretário de Obras já vão ser alvo de providências. Assim como nos casos relatados, Giroto lembrou que outras situações pontuais detectadas por quem vive o dia-a-dia da lavoura podem ser corrigidas com rapidez, quando levadas à Agesul.

A região de Chapadão do Sul é forte produtora de grãos, algodão e bovinos, principalmente. O prefeito Jocelito Krug pediu que os produtores sejam parceiros do governo e da prefeitura, principalmente na oferta de cascalho disponível nas propriedades. Krug destacou que essa parceria agiliza a recuperação, porque nem sempre há o insumo para adquirir fora, além da compra e transporte até o local encarecerem os trabalhos. “Precisamos atuar todos juntos, com planejamento e com bom gerenciamento”, disse.

A interlocução proporcionada pelo governo é uma oportunidade ímpar para os produtores apresentarem reivindicações e preocupações que surgem nesse período de colheita de safra, na avaliação do presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Rudimar Borgelt.

Murilo e Giroto confirmaram essa oportunidade, ao dar encaminhamento a demandas emergenciais já mostradas pelos produtores. Um dos casos é na MS-324 B, no trecho que vai da BR-060 ao distrito de Pouso Alto. Outra situação crítica envolve a MS-436, em direção à Pontinha do Coxo, próximo do km 58. “São locais onde serão feitos serviços como drenagem, encascalhamento”, cita Giroto.

Estão nessa lista prioritária também a MS-306, na localidade de Capela, que está comprometida, e a MS-324 B, com um ponto de água cortando e prejudicando a estrada. No primeiro caso, vai ser feita uma regularização do leito da via com uso de pedras, e no segundo, serão instaladas duas linhas de bueiro.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
(Redes sociais)DESPEDIDA
Familiares lamentam morte de casal em acidente; 'Sua sonhada moto veio e a mesma nos tirou você'