Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 18 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Mutirão: números mostram realidade do sistema carcerário em Amambai

5 Mar 2010 - 05h17Por TJ / MS

Na última semana, os trabalhos do mutirão carcerário em Mato Grosso do Sul recomeçaram. A primeira cidade visitada foi Amambai. A nova etapa está sob responsabilidade do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, composto pelo Des. Romero Osme Dias Lopes, pelo juiz titular da Justiça Militar Estadual, Alexandre Antunes e pelos juízes auxiliares da Corregedoria, Ruy Celso Florence e Fábio Salamene – com este último na presidência.

Neste primeiro momento, o mutirão será realizado nas cidades que não foram visitadas pela equipe em 2009. De 26 a 28 de fevereiro, os juízes estiveram em Amambai. De 10 a 12 de março estarão em Aquidauana; de 24 a 26 de março será a vez de Cassilândia; de 7 a 9 de abril a visita será em Bataguassu e de 3 a 7 de maio será a vez de Jardim e Rio Brilhante.

O juiz auxiliar Fábio Salamene mostrou os números de mutirão em Amambai: são 221 presos, para quem foram concedidas 28 progressões para o semiaberto, sete para o regime aberto, três livramentos em condicional, sete extinções de punibilidade com alvará de soltura, duas comutações de pena, duas remições, duas transferências para prisão domiciliar e três benefícios de reconhecimento do tráfico privilegiado.

“Sem dúvida alguma, podemos afirmar que os números revelam a necessidade de maior e permanente vigilância sobre o sistema carcerário, por parte de todos os atores do processo. Não estranharemos se os magistrados das comarcas a serem visitadas se "anteciparem" ao mutirão. Na verdade consideramos a providência salutar. As circunstâncias também demonstram que o Estado continua falhando na tarefa de recuperação dos encarcerados, pois, além de submetê-los à superlotação e outras condições irrazoáveis, não oferece, suficientemente, programas de reinserção social”, explicou Salamene, lembrando que não é à toa que o índice de reincidência no Brasil é cinco vezes maior que nos Estados Unidos e Europa e mais de três vezes maior que na Argentina e no Chile.

Ao concluir, o juiz ressaltou: “Os governantes precisam compreender que, ao abandonarem os presos em masmorras, estão impondo à sociedade o ônus da insegurança, do medo e da violência”.

No total, em Amambai, 28 presos deixaram o presídio; foram 16  alvarás de soltura nos processos de conhecimento e 54 benefícios nas guias de execuções. Em 2009, o mutirão carcerário resultou na concessão de 1.302 benefícios de liberdade e 1.794 progressões de regime.

Entrevista - O juiz Alexandre Antunes fez uma uma visita ao presídio de Amambai para entrevistar todos os encarcerados do local. Segundo ele, o intuito foi verificar em que condições os presos estavam, por exemplo, se eram assistidos por advogados, pela família, se residiam próximo ao presídio, se necessitavam de tratamento de saúde e demais situações relatadas pelos presos.

De um modo geral, aponta o juiz, na comarca não há grandes problemas, o presídio  mostrou-se bem administrado, os juízes e promotores são atuantes, o Conselho da Comunidade local presta um bom trabalho e, de antemão, não há grandes questões envolvendo os presos no que diz respeito à violação de direitos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área
SOLIDARIEDADE AO RIO GRANDE DO SUL
De Fátima do Sul e Culturama: Carreta com 17 toneladas de donativos chega a Roca Sales, RS
OLHA A HISTÓRIA
Mulher fica em coma por 17 dias após tomar remédio para cólica

Mais Lidas

FOTO: ILUSTRATIVAFÁTIMA DO SUL - CARRETA TOP DANCE
Com falhas técnicas e documentais, prefeitura não expede alvará para transporte da Carreta Top Dance
EXPORAMA 2024EXPORAMA 2024 - VEJA PROGRAMAÇÃO
Com Laço, Rodeio, Shows e entrada franca, prefeita anuncia programação do aniversário de CULTURAMA
Motocicleta ficou totalmente destruída - Foto: IvinoticiasIVINHEMA - ACIDENTE FATAL
ACIDENTE FATAL: Colisão frontal na BR-376 deixa motociclista morto em Ivinhema
SOLIDARIEDADE AO RIO GRANDE DO SUL
De Fátima do Sul e Culturama: Carreta com 17 toneladas de donativos chega a Roca Sales, RS
IPEZAL DE LUTO
Ipezal se despede de Vilson Ferreira dos Santos, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento