Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Nadador de MS é "selecionado" por César Cielo para integrar equipe

16 Fev 2011 - 10h02Por Gazeta Esportiva

O campo-grandense Leonardo de Deus, de 19 anos, é um dos seis nadadores ‘selecionados’ pelo campeão olímpico César Cielo para fazer parte do Projeto Rumo ao Ouro em 2016, que conta mais seis nadadores, que treinarão juntos em busca da excelência e de pódios para o Brasil.

Comandado por Albertinho, que deixou o comando do Clube Pinheiros na semana passada, Leonardo treinará ao lado de nomes como André Schultz, Henrique Rodrigues, Tales Cerdeira, do Pinheiros, Nicholas dos Santos, do Flamengo, Vinicius Waked, do Minas Tênis, além do próprio Cielo. A comissão técnica terá o assistente Felipe Domingues, Paulo Cesar Marinho (biomecânica e estatística) e Gustavo Magliocca (médico).

Leonardo nasceu em Campo Grande em 1991, mas mudou-se em 1996 para Belém (PA), onde teve seu primeiro contato com a natação. Recentemente, disputou o Pan-Pacífico em Irvine, na Califórnia (EUA), e ganhou a final B nos 200 metros borboleta. De quebra, fez o décimo sétimo tempo do ranking Mundial da Fina (Federação Internacional de Natação).

‘Evasão’ de atletas - Leonardo não chegou a competir por Mato Grosso do Sul, e por isso não enfrentou ‘percalços’ que alguns atletas locais enfrentam, como a falta de apoio. Para evitar que nadadores saiam do Estado por não ter incentivo, o atleta sugere uma nova política de incentivo para o esporte.

“Hoje é normal. Porém os estados deveriam ter uma política de incentivo para o esporte, para que não acontecesse essa evasão. O Estado não proporciona as condições adequadas para o treinamento, aí nós temos que procurar estrutura para crescermos e nos manter no esporte de alto rendimento. Nesse contexto, poucos clubes privados dão a continuidade necessária”, finaliza.

O projeto - Gerenciado pelo Instituto Cesar Cielo, o P.R.O. 2016 é totalmente independente e conta com recursos dos próprios nadadores, que tiram dinheiro de seus patrocínios individuais para bancar a equipe por trás do projeto.

O contrato com os respectivos clubes continuam em vigor, com a diferença de que estes sete atletas treinarão juntos fora da sede de seus times. Mas nas competições regionais e nacionais, "cada um defenderá o seu escudo", ressaltou Cielo.

Sem patrocinadores, o P.R.O 16 pode ter o seu primeiro parceiro oficial em breve: o Ministério dos Esportes. "O Orlando [Silva, ministro dos Esportes] sabe do projeto desde o ano passado e tem interesse em nos apoiar. A CBDA [Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos] não faz parte, mas queremos apoio. Somos independentes, andamos com os próprios pés", acrescentou Cielo.

A sede de treinamentos do grupo será o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) da Prefeitura de São Paulo, localizado no bairro do Ibirapuera. "A prefeitura nos ajuda com o espaço e com a manutenção da piscina. Eles permitem que a gente treine na hora que a gente quiser, toda hora que quisermos", explicou o nadador.

O calendário oficial do grupo ainda não foi estabelecido, mas muito provavelmente a primeira competição em que os sete nadadores estarão presentes será o GP de Michigan, nos Estados Unidos, marcado para abril. O foco de 2011 será o Mundial de Xangai (China), com atenção especial ao Troféu Maria Lenk, que define a seleção brasileira que irá para as Olimpíadas de Londres-2012 - além do Pan-americano de Guadalajara (México).

"Fora o Mundial, vamos disputar alguns GPs dos Estados Unidos e o Paris Open, que são competições que têm condições iguais às do Mundial. Provavelmente vamos encerrar o ano no Pan", afirmou Cielo.
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FOTO: REDES SOCIAISSUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS