Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 3 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Nova modalidade paraolímpica melhora auto-estima dos atletas

19 Fev 2010 - 06h15Por Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

A Secretaria de Estado de Educação (SED), por meio do Comitê da Cultura e Esporte Escolar (Cocesp/SED), e a Associação Campograndense Paradesportiva Driblando as Diferenças (ADD), lançaram ontem (18) uma nova modalidade esportiva do atletismo paraolímpico – a Petra. O lançamento feito pela ADD aconteceu ontem à tarde no pátio do Sesc Camilo Boni.
 
A Petra é uma modalidade paradesportiva, criada na Dinamarca, feita especialmente para atletas das classes funcionais CP1, CP2 E CP3 – cadeirante que possui paralisia cerebral.

A nova modalidade consiste na armação de três rodas (tricicleta) anexadas a um suporte para o corpo que possui um apoio para o peito do esportista, porém não existe pedal para armação e o atleta corre com os próprios pés.
        
“Além do benefício físico como o fortalecimento muscular, melhoria da coordenação motora e a capacidade de locomoção independente, a Petra melhora a auto-estima do atleta e dá possibilidades de sair da sua cadeira, para poder se locomover melhor”, destaca o vice-presidente da ADD e o responsável pelo esporte de alunos com deficiência da Rede Estadual de Educação, Silas Silvestre.
 
Silas também destaca a possibilidade de os atletas competirem em nível nacional nessa nova modalidade. “A intenção da associação é poder introduzir essa nova modalidade aqui em Campo Grande, para que os atletas interessados possam competir representando o Estado”, completa.

Para a atleta da ADD, Suellem Ribas, de 26 anos, a Petra é uma nova modalidade que além de melhorar o condicionamento do corpo, dá uma sensação de liberdade para o cadeirante. “

A sensação é muito boa, me senti livre. Agora eu posso me locomover e até correr, isso é que é o melhor”, diz a atleta da ADD, que possui paralisia cerebral.
        
O lançamento da nova modalidade hoje à tarde no Sesc Camilo Boni contou com a presença dos atletas e professores da Associação Driblando as Diferenças (ADD).

ADD
A associação, que conta com cerca de 70  atletas em nível de competição, alguns já convocados para compor a Seleção Brasileira, e cerca de 130 atletas em nível de iniciação esportiva, é um projeto que visa promover a  inclusão social por meio de um programa de treinamento sistematizado e de competições esportivas para atletas com deficiência física, intelectual e visual.
 
Em parceria com a Fundesporte, a ADD realiza projetos para pessoas com deficiência, como o Projeto Esporte Adaptado da Coordenadoria de Esporte, Artes e Cultura (Ceac) da  Secretaria Municipal de Educação (Semed);  da Fundação Municipal de Esporte (Funesp); do Projeto Paraolímpicos do  Comitê da Cultura e Esporte Escolar (Cocesp), vinculado à da SED.
 
As modalidades esportivas desenvolvidas pela ADD são: Atletismo, Bocha Paraolímpica, futebol de sete, natação, tênis de mesa paraolímpico e Polybat, que é a variação do tênis de mesa.
 


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS

Mais Lidas

Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Neste momento de dor, muitos usaram as redes sociais para prestarem homenagens / Redes sociaisDESPEDIDA
Despedida: 'Linda e amável'; ainda em choque, amigos se despedem e de Ana Gabriela morta em acidente