Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 7 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Nova romaria de prefeitos em Brasília cobra verba de saúde

8 Mar 2010 - 15h16Por Conjuntura Online

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Beto Pereira (PSDB), lidera grupo de prefeitos que vai a Brasília nesta quarta-feira participar de mobilização nacional em favor da votação de matérias importantes pelo Congresso Nacional.

Durante o movimento, organizado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), os prefeitos vão cobrar, entre outras matérias pendentes, a aprovação da Emenda Constitucional 29 e a partilha de royalties do Pré-sal.

O movimento também chama atenção para que a bancada federal se sensibilize com relação às implicações das matérias que aumentam despesas e criam mais obrigações para os municípios, como o piso salarial dos agentes comunitários de saúde.

Antes da mobilização, Beto Pereira participa, nesta terça-feira, de reunião, na CNM, entre dirigentes estaduais de associações municipais, quando será encaminhada a pauta do movimento nacional em favor de mais verbas federais para as prefeituras.

De acordo com o diretor-executivo da Assomasul, Sebastião Nunes da Silva, cerca de 20 prefeitos devem integrar a caravana que seguirá a Brasília esta semana.

A mobilização promovida pela Confederação ocorrerá no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, justamente onde falta ser votada a Emenda Constitucional 29.

O presidente da Assomasul não acha justo que somente os municípios cumpram seus compromissos na área de saúde. Ele se refere ao fato de as prefeituras serem obrigadas a repassar 15% do seu orçamento para a Saúde, cabendo aos estados 12%, enquanto que e a União não faz a sua parte.

Os prefeitos querem uma definição de novos percentuais a serem compartilhados entre as três esferas administrativas, de modo que o governo federal arque com 10% das despesas com a saúde pública brasileira.

O impasse na votação da matéria deve-se a manobra da  base aliada do governo, cujo argumento é que seria preciso criar uma fonte de recurso para gerenciar o setor de saúde pública, referindo-se a proposta do Palácio do Planalto de instituir a CSS  (Contribuição Social para a Saúde), a exemplo da extinta CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), o chamado imposto do cheque. 

Também há expectativa de inclusão na ordem do dia da Câmara dos Deputados da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) nº 387/09, que trata do Pré-sal.

Eles alimentam a esperança na aprovação da PEC apresentada pelos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG), sobre nova partilha dos recursos originários da exploração da camada do pré-sal, dentro da política petrolífera.

A divisão do bolo a ser originado dessa potencial riqueza tem provocado conflitos de interesse, envolvendo, de um lado, o Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, Estados maiores produtores de petróleo, e, de outro, o restante dos Estados em busca de fontes de receitas para o financiamento de seus projetos regionais de desenvolvimento, neles incluídos os municípios.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí

Mais Lidas

FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
Fotos: CBMMSAÇÕES NO RS
Bombeiros de MS resgataram mais de 900 pessoas e 200 animais no Rio Grande do Sul
TRAGÉDIA
'Te amarei eternamente': filha se despede de Juliana após trágico acidente em MS