A obra de pavimentação asfáltica da BR-359, que liga Coxim com a divisa de Goiás, está abrindo caminho para a produção agropecuária de quatro milhões de hectares no norte do Mato Grosso do Sul. A importância econômica da rodovia foi manchete do Correio do Estado nesta segunda-feira (2). A reportagem “BR-359 abre nova fronteira agrícola” aponta que a obra, esperada há décadas pela população, facilitará a logística da região, isolada geográfica e economicamente dos grandes centros consumidores.
Com a pavimentação, o Governo do Estado objetiva integrar as nove cidades que fazem parte da região, impulsionando o progresso econômico e beneficiando diretamente cerca de 137 mil moradores. Coxim - a maior cidade da região - espera se tornar pólo de produção de eucalipto em dez anos. Hoje, cerca de 20 produtores investem na plantação de eucalipto na cidade, segundo gerente de escritório local da Agência e Extensão Rural (Agraer), engenheiro agrônomo Oscar Serrou Camy Júnior. O asfalto garantirá o escoamento desta produção.
Os investimentos na BR-359 totalizam R$ 242,3 milhões, englobando recursos federais e estaduais, garantindo a pavimentação de 223 quilômetros, ligando Coxim a Costa Rica. Esta rodovia era a única federal do Estado a não contar com asfalto. A obra está sendo executada pelo Governo do Estado, por meio de convênio firmado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A obra está sendo executada pelo Governo do Estado devido à credibilidade do trabalho realizado pelo governador André Puccinelli.
Concluída a obra, toda a região terá acesso à Ferronorte e ao Porto de Santos. Encurtando em mais de 200 quilômetros a distância dos motoristas que costumam trafegar de Mato Grosso sentido a Goiás, Brasília e São Paulo, bem como no sentido inverso. Outro fator importante é que o trânsito de carretas pela BR-163, entre Coxim e Campo Grande, deverá ser reduzido consideravelmente, contribuindo para diminuição de acidentes fatais.
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