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Brasil

Pesquisa aponta 1,1 milhão de alunos em jornada ampliada

13 Jan 2010 - 09h45Por Ministério da Educação

 
Em 2008, 1,1 milhão de estudantes frequentavam escolas com jornada ampliada. Em 55,5% dessas escolas, o tempo escolar era igual ou superior a sete horas diárias. Os dados constam de pesquisa sobre a oferta de educação integral nas redes públicas.

A pesquisaEducação Integral/Educação Integrada e Tempo Integral: Concepções, Práticas na Educação Brasileira foi desenvolvida em 2008 pela Universidade de Brasília (UnB) e pelas universidades federais do Paraná (UFPR), de Minas Gerais (UFMG) e do Rio de Janeiro (UniRio) para o Ministério da Educação.

As instituições enviaram questionários às redes públicas dos 5.563 municípios do país — 2.112 responderam e 500 informaram a oferta de educação integral. Os dados foram analisados em 2009.

No documento entregue ao MEC, as instituições apontam a região Sudeste com o maior número de experiências com educação integral (37,3%).

Depois, vêm as regiões Sul (23,7%), Nordeste (21,4%), Centro-Oeste (13%) e Norte (3,1%). Com relação aos estados, a pesquisa destaca o Rio de Janeiro com o maior percentual (53,1%), seguido de Ceará (41,5%) e Minas Gerais (39,6%).

Com menores índices aparecem Amazonas (2,5%), Pará (4,2%) e Tocantins (4,9%). Municípios do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima responderam ao questionário, mas não relataram a existência de educação integral em suas escolas.

No capítulo que trata das atividades oferecidas pelas escolas no turno ampliado, as esportivas e culturais estão entre as preferidas. Os esportes representam 65% das experiências registradas pelos municípios. As outras atividades são aulas de reforço (61,7%), música (57,1%), dança (54%), teatro (46,4%) e informática (45,6%).

Todos os dados da pesquisa, da metodologia à análise, informações por regiões e estados estão disponíveis para consulta.

Mais Educação — Desde 2007, o Ministério da Educação incentiva estados e municípios a oferecer educação integral. O programa Mais Educação, criado em 2007, começou a funcionar no ano letivo de 2008 em 1.380 escolas públicas do ensino fundamental, nas 27 unidades da Federação. Em 2009, foi ampliado para 5.005 escolas, com a inclusão de 126 unidades de ensino médio. Em 2010, a meta é ter dez mil escolas no programa e incluir na experiência 110 escolas rurais.

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