Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 3 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Pesquisadora lança livro sobre criação de Mato Grosso do Sul

26 Out 2009 - 09h40Por Conjuntura

“Mato Grosso do Sul: a construção de um estado” é o título da obra que será lançada nesta terça-feira (27) em Campo Grande, no Marco (Museu de Arte Contemporânea) às 19h30. 

Organizada em dois volumes, com mais de 900 páginas, a publicação da historiadora Marisa Bittar oferece ao leitor uma ampla compreensão sobre a gênese do Estado que começou a ser sonhado no final do século XIX, após a Guerra do Paraguai.

Com base em fontes inéditas e raras, a autora analisa o recrudescimento do regionalismo sul-mato-grossense, que se transformou em divisionismo e teve o seu desfecho quase cem anos depois, quando, em 1977, a ditadura militar dividiu Mato Grosso e criou Mato Grosso do Sul. A obra tem patrocínio do FIC/MS (Fundo de Investimentos Culturais de MS).

Problematizando a forma pela qual ocorreu essa separação, sem consulta às duas populações interessadas, norte e sul, a pesquisadora buscou o entrelaçamento das condições que possibilitaram a vitória de uma causa perdida não fosse a conjugação dos interesses regionais à geopolítica do regime militar, que, por sua vez, transcorria no contexto da Guerra Fria.

Na sua visão, ter sido criado por um ato da ditadura constitui a marca de nascença de Mato Grosso do Sul, tema este que, ao ser contextualizado no cenário de interesses da oligarquia agrária sulista, nos projetos separatistas frustrados, na rivalidade com a capital Cuiabá, constitui a trama histórica do volume um. Além disso, como fator que contribuiu para viabilizar economicamente a divisão, a criação do gado nelore na região foi estudada como um processo que operou verdadeira revolução na pecuária nacional transformando o animal sagrado da fé indiana em ícone do agronegócio brasileiro.

No volume dois, confrontando sonho e realidade, o estudo recaiu sobre o poder das elites dirigentes de Mato Grosso do Sul nesses trinta anos de existência, evidenciando práticas que haviam sido combatidas quando o sul ainda era Mato Grosso. Fechando a obra, a autora coloca em questão a tese do “modelo” que Mato Grosso do Sul seria apartando-se do norte, a incapacidade das forças políticas sul-mato-grossenses de formular um projeto de estado que justificasse a divisão, e a frustrante constatação de que talvez Mato Grosso do Sul esteja caminhando à deriva.

Tal ausência contrasta com a conclusão sobre a herança recebida dessa história pelas atuais gerações sul-mato-grossenses: o desafio de compreender as razões que permearam a criação de Mato Grosso do Sul e de elaborar um projeto para o seu futuro. Valeu a pena a divisão de Mato Grosso? É a pergunta que, segundo a autora, precisa ser enfrentada porque é dela que emerge o desafio de um projeto político capaz de justificar que a criação de Mato Grosso do Sul não foi em vão.

Pesquisa de fôlego

A obra agora oferecida ao público é resultado de um trabalho amadurecido em 15 anos de pesquisas.

Marisa Bittar se dedicou a esse tema desde 1993 quando iniciou seu Doutorado em História na Universidade de São Paulo (USP). Em 1997, defendeu a tese “Mato Grosso do Sul: do estado sonhado ao estado construído” e, na ocasião, recebeu da banca examinadora o reconhecimento de que ela merecia ser publicada.

Entretanto, com a intenção de fechar o ciclo dos primeiros trinta anos da história de Mato Grosso do Sul, continuou suas pesquisas para que em 2007 pudesse publicar a obra em dois volumes. Embora analisada e aprovada pelo Conselho da Editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul a edição da obra não foi possível na ocasião por limitação de recursos financeiros.

Consciente da importância do trabalho como fonte de estudo e pesquisa para todos os que se interessam pela história de Mato Grosso do Sul, a autora não desistiu de colocá-lo ao público. No início de 2009 concorreu ao edital do Fundo de Investimentos Culturais de MS (FIC/MS) que contemplou seu projeto.

No dia 27 de outubro, no Museu de Arte Contemporânea (MARCO), a obra  - rica em referências e com citação de aproximadamente mil nomes relacionados à história do Estado - chega ao seu destinatário natural em embalagem especial e com preço de 20,00 reais no dia do lançamento.


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí
Religião
Nesse domingo a Paróquia Rainha dos Apóstolos em Vicentina realiza o primeiro retiro para mulheres