Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 8 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Pesquisadores desenvolvem técnica para tratamento de câncer

10 Fev 2010 - 16h10Por Ministério da Ciência e Tecnologia

 
Um tratamento capaz de reduzir o avanço do câncer e combater as células tumorais é a esperança de milhares de brasileiros.

A terapia gênica ainda está em desenvolvimento no País, mas em 10 anos de pesquisa já apresenta resultados animadores.

O Departamento de Biologia Celular e o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) já pediram o registro de patente de dois vetores para o tratamento genético em células cancerígenas.

A terapia gênica, como é conhecido o tratamento, é o uso de uma sequencia de DNA capaz de consertar genes de células defeituosas. “Todas as células seguem um ciclo: nascem, se reproduzem e morrem.

As células tumorais são aquelas que "insistem" em continuar se multiplicando e não morrem. A terapia gênica busca agir diretamente nas células defeituosas”, explica a professora e pesquisadora da USP, Eugenia Costanzi-Strauss.

Os vetores desenvolvidos pelos pesquisadores são vírus que infectam as células afetadas do paciente.

Eles funcionam com um veículo para a transferência de gene terapêutico que funciona como um remédio. Ao chegar a célula-alvo ele entrega a sequência de DNA que vai fazer os reparos na estrutura.

Além de Eugenia, mais seis professores de diferentes laboratórios atuam no grupo de pesquisa de Biologia Molecular da Célula. A USP é a primeira instituição brasileira a montar os vetores terapêuticos, tratar as células em cultura e trabalhar com modelos animais.

“Nosso foco agora é levar esse conhecimento do laboratório para as clínicas. Os resultados que atingimos são bastante animadores”, garante Eugência.

No Brasil, ainda não há nenhum protocolo clínico para o uso da terapia gênica. Mas em países como Estados Unidos e China essa técnica já é aplicada. 

Os pesquisadores brasileiros fazem ensaios para associar o novo tratamento aos quimioterápicos. Segundo Eugênia, a velocidade de crescimento dos tumores tratados com os vetores terapêuticos é três vezes menor que os dos outros cânceres.

“Isso permite que a dose de quimioterápicos seja menor e tenha os mesmos efeitos. O paciente fica forte e sofre menos com os efeitos adversos da quimioterapia”, avalia.

Existem diversas técnicas para que os pacientes com câncer recebam o vetor viral que vai agir diretamente nas células tumorais. Os procedimentos mais comuns são: a aplicação direta sobre o tumor e a aplicação dos vetores virais no organismo depois da retirada do câncer.

Os pedidos de patentes feitos pela USP colocam a instituição em destaque. “Há muitos desafios para o avanço do País nessa área. O Brasil está a pelo menos 10 anos atrás dos outros países”, ressalta a professora.

A USP tem equipamentos e profissionais qualificados para produzir os vetores e montar protocolos capazes de aplicar o conhecimento do laboratório no paciente. “A terapia gênica é vista como um remédio.

É um mercado que a indústria farmacêutica e as universidades precisam investir mais. Só assim podemos produzir vetores que atendam à especialidade da nossa população”, disse.

O grupo de pesquisa do Departamento de Biologia Celular e do ICB desenvolve vetores virais para o tratamento do câncer de próstata, pulmão e do sistema nervoso. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor no pulmão é o mais comum de todos os cânceres malignos. Este ano, a estimativa é a de que 27,6 mil pessoas desenvolvam a doença. Já o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens.

Participam da pesquisa o coordenador do Setor de Vetores Virais do Instituto do Coração (Incor) da Faculdade de Medicina da USP, Bryan Strauss, e o coordenador do Instituto do Milênio e Instituto Nacional de Terapia Gênica, Rafael Linden.


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS envia água e mais equipes de resgate para apoio ao Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta

Mais Lidas

1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
FRENTE FRIA CHEGANDO
FRENTE FRIA chega nos próximos dias e quebra onda de calor com mudança brusca no tempo; CONFIRA
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VICENTINA DE LUTO
Vicentina se despede de Arlindo Gomes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento