Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 29 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Postos de saúde devem funcionar apenas seis horas

13 Jul 2006 - 13h36
Pelo menos quatro postos de saúde de Dourados vão funcionar a partir de hoje apenas seis horas por dia. A medida tomada pela prefeitura visa a contenção de gastos, conforme admitiu a secretária municipal de Saúde, Maria de Fátima Metelaro. Devem funcionar das 7h às 13h, os postos de saúde do BNH 4º Plano, CSU, Centro Homeopático e do Jardim Ouro Verde.

A secretária informou que a medida vai “otimizar” os atendimentos. Para isso servidores estariam sendo remanejados para outras unidades. “Vamos concentrar os atendimento no período da manhã sem que prejudique a população”, garantiu a secretaria. Ela lembra que futuramente se pretende transformar esses postos de saúde em PSF (Programa de Saúde da Família).

Maria de Fátima informou que o restante dos postos de saúde deve continuar funcionando em horário normal. Já os postos de saúde do Jardim Santo André, Vila Rosa e Seleta, vão fazer atendimentos por 12 horas e, assim, aumentando o número de profissionais.

No CSU está previsto ainda o fechamento da farmácia municipal que distribui medicamento de graça para a população. A secretária não confirmou a possibilidade de fechamento, mas admitiu que ainda não foi definido. Ela justificou que o CRF/MS Conselho Regional de Farmácia), de Mato Grosso do Sul, vem exigindo que farmacêuticos permaneçam no local de trabalho no período de funcionamento. O município não teria condições de contratar profissionais para todas as farmácias. A possibilidade de fechamento de algumas farmácias seria a solução já que o município não pode contratar mais farmacêuticos, além dos profissionais que já atuam.

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Água Boa, Alberto Ananias, criticou as medidas da prefeitura. A população estaria revoltada com a possibilidade do CSU funcionar apenas seis horas, principalmente com o fechamento da farmácia.

Ananias lembra que o Grande Água Boa abrange uma população de 45 mil habitantes, que dependem de atendimentos no CSU. “Se funcionar somente no período da manhã muita gente poderá ficar sem atendimentos. Isso sem contar com o fechamento da farmácia municipal, onde centenas de pessoas recorrem diariamente”, denúncia ele. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wilson Cezar Medeiros, disse que as medidas da prefeitura ainda não haviam sido discutidas pelo Conselho.

Ontem à noite aconteceria uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde para manter uma discussão sobre a questão. “São medidas arbitrárias que ainda não foram aprovadas pelo Conselho ainda”, declarou.

 

 

Dourados News


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376