Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 7 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Produtividade da cana no Estado pode dobrar até 2010

28 Ago 2007 - 08h51
A produtividade da cultura cana-de-açúcar no Estado de Mato Grosso do Sul deve crescer entre 50% a 100% até 2010. A informação foi dada pelo professor Godofredo César Vitti durante sua palestra com o tema "Fertilização da Cultura de Cana-de-açucar" realizada na manhã desta segunda-feira no Canasul 2007, realizado no Centro de Convenções Ruben Gil de Camillo, na Capital.

"Com a aplicação da adubação adequada, começando com a amostragem e analise de solo, seguida das praticas de corretivas até a aplicação da adubação mineral, teremos altos ganhos de produtividade, entre 50% a 100%", declarou Vitti.

Segundo explica o professor em Adubos e Adubação e Fertilidade do Solo e  Coordenador nacional do Programa de Qualidade de Análise de Folha, o Estado possui características muito positivas para a cultura da cana, como a presença de solos profundos, boa quantidade de chuvas, mas, infelizmente, possui baixa fertilidade nos solos.
"A correção dos solos no Estado exige manejo simples, se for feita uma correta fosfatagem, aumentando a capacidade de absorção de nutrientes das plantas, podemos ter longevidade da cana-de-açúcar para até oito cortes", explica.

Outras vantagens observadas pelo pesquisador, é a oferta e disponibilidade de calcário, do gesso agrícola e da aquisição do fosfato natural reativo. "As práticas que visam aumentar a eficiência da adubação mineral, isto é, a calagem, gessagem, fosfatagem, adubação verde e  adubação orgânica, potencializar o uso da adubação mineral, o que é vantajoso economicamente, já que o mineral é o insumo mais caro, e conseguimos potencializar o seu uso", destaca. Aliados a esses cuidados, o Vitti também lembra da importância da escolha da variedade adequada para a região, obedecendo o correto período de plantio.

"O produtor deve ficar atendo ao correto período de plantio, que ocorre na região entre março e junho e manter o cuidado com as ervas daninhas", e acrescenta, "o macrozonemento ambiental que está sendo elaborado pelo governo do Estado, será fundamental, já que estabelecerá os ambientes aonde as variedades serão mais adequadas, em função do clima e solo", afirma.

Quanto a pesquisa para a melhoria das cultivares e do manejo, dentro das características do Estado, Vitti sugere que o Estado, através da Agraer busque estabelecer parcerias e iniciativas de estudos mais estreitas com a Embrapa e com os centros de pesquisa do Estado de São Paulo. "Tranquilamente até 2010 todas estes avanços tecnológicos e de novas práticas de manejo estão sendo aplicadas e disseminadas no Estado", conclui.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
COMPROMISSO COM MS
Em exposição agropecuária de Glória de Dourados, governador reforça compromisso com municipalismo