Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 18 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Projeto Adotar e CPA mostram o que é a adoção em MS

14 Out 2009 - 08h37Por MS Notícias

Em agosto de 2009, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu a Comissão Permanente de Acesso à Justiça e Cidadania, cujo objetivo é colaborar para a realização, durante a Semana da Criança, de ações que objetivam a sensibilização da sociedade e a instituição de programas concretos direcionados à proteção da infância e juventude.

Assim, durante esta semana, no portal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul serão apresentados projetos desenvolvidos em prol da criança e do adolescente na justiça sul-mato-grossense e uma destas ações é o Projeto Adotar.

Lançado na Comarca de Campo Grande no mês de agosto de 2002, desde março de 2009, o projeto Adotar passou a ser denominado Curso de Preparação à Adoção (CPA), com encontros mensais, sempre na última sexta-feira de cada mês, das 8 às11 horas, no prédio do Fórum da Capital. Importante ressaltar que o CPA se tornou pré-requisito para o processo de habilitação, na Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Campo Grande.

No curso, um psicólogo, um assistente social e um voluntário da área do Direito expõem à sociedade, de maneira clara, simples e objetiva, o que é o instituto da adoção, sob todos os enfoques. A cada encontro, um casal que já adotou dá um depoimento aos participantes do CPA que, em média, somam 50 pessoas por encontro.

O psicólogo e coordenador do CPA, José Luiz Augusto Pereira, conta que os participantes geralmente têm entre 30 e 40 anos, um casamento maduro, já têm filhos ou estão tentando ter há algum tempo.

“O perfil dos frequentadores do CPA não é estático, contudo, o mais importante é que o CPA não é destinado apenas aos que desejam se habilitar à adoção. É aberto aos familiares dos pretendentes, aos simpatizantes da adoção, enfim, aberto a toda a sociedade - a todos os que queiram tirar dúvidas ou se informarem quanto à adoção e seus mais variados tipos”, explicou ele.

Comarcas – Em Dourados, o Projeto Adotar foi implantado em setembro de 2005 e os profissionais que atuam no projeto reúnem-se com os interessados em adotar a cada dois meses, sempre antes do ajuizamento do processo de habilitação. A média de participantes a cada encontro é de 15 pessoas.

Em Fátima do Sul, o Projeto Adotar foi implantado em maio deste ano e, por ser uma comarca de interior, os encontros são realizados a cada três meses. Na primeira reunião, se considerados os habilitados e os que estão em processo de habilitação, o número de participantes alcançou 40 pessoas. O Projeto Adotar também já está implantado na Comarca de Corumbá.

Esclarecimentos - Quem pode adotar? Pessoas maiores de 18 anos, independentemente do estado civil. O adotante deve ser 16 anos mais velho que o adotado, sendo necessária a habilitação na Vara da Infância e da Juventude. Não podem adotar os avós e irmãos, contudo estes podem requerer a guarda ou tutela.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área
SOLIDARIEDADE AO RIO GRANDE DO SUL
De Fátima do Sul e Culturama: Carreta com 17 toneladas de donativos chega a Roca Sales, RS
OLHA A HISTÓRIA
Mulher fica em coma por 17 dias após tomar remédio para cólica

Mais Lidas

FOTO: ILUSTRATIVAFÁTIMA DO SUL - CARRETA TOP DANCE
Com falhas técnicas e documentais, prefeitura não expede alvará para transporte da Carreta Top Dance
EXPORAMA 2024EXPORAMA 2024 - VEJA PROGRAMAÇÃO
Com Laço, Rodeio, Shows e entrada franca, prefeita anuncia programação do aniversário de CULTURAMA
Motocicleta ficou totalmente destruída - Foto: IvinoticiasIVINHEMA - ACIDENTE FATAL
ACIDENTE FATAL: Colisão frontal na BR-376 deixa motociclista morto em Ivinhema
SOLIDARIEDADE AO RIO GRANDE DO SUL
De Fátima do Sul e Culturama: Carreta com 17 toneladas de donativos chega a Roca Sales, RS
IPEZAL DE LUTO
Ipezal se despede de Vilson Ferreira dos Santos, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento