Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 29 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

PT tenta trazer Dilma para reunião partidária em dezembro em MS

30 Out 2009 - 13h00Por Mídia Max

Em entrevista hoje pela manhã, durante o lançamento da obra da Orla Morena, em Campo Grande, o senador Delcídio do Amaral revelou que o partido tenta trazer a ministra Dilma Rousseff para evento na Capital ainda neste ano. O PT tenta organizar uma “reunião ampla” para o dia 13 de dezembro, e o senador já fez contatos com a assessoria da ministra tentando agendar sua vinda.

Dilma viria como militante do partido em agenda exclusivamente política. A presença da ministra representaria uma overdose de motivação nos filiados, que têm pela frente uma batalha difícil no ano que vem: a tentativa de retomar o governo do Estado.

Entretanto, a aparição de Dilma ao lado do pré-candidato petista Zeca poderia significar o rompimento definitivo com o PMDB no Estado. O governador André Puccinelli, candidato à reeleição, exige que o PT retire a candidatura ao governo para dar seu apoio à ministra. Caso contrário, o PMDB de Mato Grosso do Sul ameaça votar contra a aliança nacional com o PT na convenção do partido, que acontece em junho.

A ministra Dilma Rousseff tem assumido cada vez mais a pose de candidata em suas viagens oficiais, a despeito de continuar firme no posto chave do governo Lula. A oposição faz duras críticas de uso indevido da máquina pública, acusa tanto o presidente Lula quanto a ministra de inventar agendas para disfarçar compromissos estritamente políticos.

Delcídio defende essa postura da ministra, acha que ela deve, sim, permanecer no cargo até o último dia permitido por lei (abril do ano que vem), e paralelamente tratar, também, da organização de sua campanha.

O senador sugere que Dilma escolha uma comissão para tratar da candidatura, composta por agentes políticos do PT e dos partidos que já declararam apoio à ministra (casos do PMDB e do PDT), e também por publicitários e demais profissionais cuja experiência vá somar na organização da campanha.

Lula

Já sobre a possibilidade da vinda de Lula ao Estado em janeiro do ano que vem, como querem os deputados federais Antônio Carlos Biffi e Vander Loubet, Delcídio acha pouco provável. Até porque, em janeiro é mês de férias das autoridades (assim como de boa parte das classes média e alta brasileiras).

Mas o senador não descarta a vinda do presidente em outra data, para agenda mais ampla que a proposta por Vander e Biffi (restrita ao setor da Educação, com visitas à Escola Técnica de Nova Andradina e à Universidade Federal da Grande Dourados).

Delcídio disse que foi consultado pela assessoria do presidente sobre a implantação da rede de coleta de esgoto de Bonito, que abrange 100% das moradias. O gabinete da Presidência solicitou informações sobre a obra, feita com recursos federais, e Delcídio vê no gesto o interesse do presidente de estar presente na entrega.

Zeca

O senador falou também sobre a pré-candidatura de Zeca do PT. O ex-governador tem resistido aos pedidos de oficializar logo a condição de pré-candidato, em ato público, dizendo que há tempo para isso. Delcídio acha que seria o ideal Zeca assumir definitivamente o figurino de candidato, até para fazer cessar os boatos de que ele não vá concorrer ao governo.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS