Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 8 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
GERAÇÃO DE EMPREGOS

Quase 13 mil empregos foram gerados no MS em 2009

21 Jan 2010 - 07h54Por Notícias.MS

Mato Grosso do Sul fechou 2009 com um saldo de 12.900 empregos formais gerados durante todo o ano, de acordo com Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), aponta que o ano passado foi o melhor em geração de empregos desde 2004, quando o Estado obteve recorde de mais de 20 mil postos gerados.

 

O mês de dezembro acabou registrando déficit no índice de empregos, com saldo negativo de -7.581 postos. Porém, segundo o coordenador do Observatório do Trabalho da Fundação Estadual do Trabalho (Funtrab), Conrado Pires de Castro, o dado negativo era esperado devido a sazonalidade apresentada no mês.

 

 “A queda da geração de empregos em dezembro é esperada porque há uma tendência de grandes desligamentos neste mês por vários motivos. Primeiro por causa dos contratos temporários que terminam, há ainda o período de entressafra, que ocasiona várias demissões no setor agrícola. Também tem o fim do ano letivo, quando vários professores são desligados devido a cláusulas de semestralidade no contrato destes profissionais”, explica o coordenador.

 

Conrado diz ainda que o dado negativo de dezembro ainda é 50% menor que o déficit registrado em dezembro de 2008, quando o Estado sentiu o auge da crise econômica mundial, registrando -15.103 postos de trabalho. “Dezembro de 2009 registrou a menor contração da geração líquida de empregos nos últimos quatro anos, este é um dado positivo”, afirma.

 

De acordo com o coordenador do Observatório do Trabalho, um dos setores responsáveis pelo saldo negativo de dezembro é a indústria da transformação, com índice de – 1.655. Deste total, - 1.132 apenas na indústria de alimentos e bebidas – que está incluída no setor da industria de transformação. “Por outro lado, ao longo do ano o setor teve o melhor saldo de geração e retenção de empregos, fechando 2009 com 5.337 novos postos, com crescimento anual de 7,64%, sendo o campeão na geração liquida de empregos no saldo acumulado do ano”, observa.

 

Dentro da indústria da transformação, os setores com os melhores resultados são os de vestuário, com 797 postos gerados, e o setor de borracha, fungos e couros, que obteve índice de 487 empregos.

 

Os outros setores que melhor se saíram no acumulado do ano são os de serviços, com 4.852 postos (crescimento de 4% no ano); setor de comércio, com 2.948 empregos (crescimento de 3,31%) e o setor da agropecuária, que gerou 1.925 empregos em 2009, o que equivale a um crescimento de 3,13%.

 

Para Conrado, o maior vilão de 2009 na geração de empregos foi o setor da construção civil, que fechou o ano com déficit de – 8,55%. “Isso porque este é um setor com uma grande rotatividade de contratações e também houve algumas particularidades regionais. Neste setor foi observado o esgotamento da expansão em regiões isoladas do Estado. Enquanto um terço dos municípios tiveram geração liquida positiva, outros registraram grande baixa na geração do emprego e impulsionaram o saldo negativo”, completa. Os municípios que encabeçam a lista de saldo negativo da construção civil são Sonora, Chapadão do Sul e Três Lagoas.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS envia água e mais equipes de resgate para apoio ao Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta

Mais Lidas

1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
FRENTE FRIA CHEGANDO
FRENTE FRIA chega nos próximos dias e quebra onda de calor com mudança brusca no tempo; CONFIRA
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VICENTINA DE LUTO
Vicentina se despede de Arlindo Gomes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento