Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 30 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Rosinha e Garotinho são acusados de abuso de poder político

29 Nov 2006 - 17h30
A governadora Rosinha Garotinho (PFL) e o marido dela, o presidente do PMDB fluminense, Anthony Garotinho, foram acusados novamente de abuso de poder político. De acordo com representação do Ministério Público Federal ao Tribunal Regional Eleitoral, foram autorizadas obras de pavimentação de ruas em Sapucaia, na Região Centro-Sul, em troca de apoio de lideranças locais à candidatura de Geraldo Pudim para deputado federal. O procurador Artur Gueiros pede punição para o casal, Pudim, e o presidente do Departamento de Estradas e Rodagem, Henrique Alberto Ribeiro, este por ter autorizado as obras.

O suposto acordo veio à tona em discurso do vereador Fabrício Baião, na Câmara Municipal, em 17 de agosto, em que ele conta que teve encontro "muito produtivo" para Sapucaia com Garotinho, a quem se refere como "governador", e outros vereadores. "E o governador falou: ´Se eu der para você o que eu dei para eles, você apóia o meu candidato?´ Eu falei: ´eu ligo agora para o Josias Quintal e falo para ele que eu vou apoiar o seu candidato, que é o deputado Pudim´. E ele falou: ´Então tá fechado. Eu vou te dar 1.500 metros de asfalto, uma rua de seis metros de largura, com meio fio e saneamento básico´", disse o vereador, segundo degravação da sessão anexada à representação.

Para Gueiros, Garotinho exerceu, "por delegação informal" de Rosinha, as funções de governador do Rio de Janeiro e "efetuou espúria barganha eleitoral com lideranças políticas de Sapucaia". Para o procurador, a cessão de maquinaria e asfalto do DER afetou a igualdade de oportunidades entre os candidatos. Ele pediu que o casal e o presidente do DER sejam multados de 5 mil a cem mil Ufirs (de R$8.496 a R$ 169.920), a mesma cobrança para partido, coligação e candidato beneficiados, além da cassação do registro ou diploma de Pudim.

O Palácio Guanabara divulgou nota informando que "as obras foram firmadas por intermédio de convênios com a prefeitura de Sapucaia, estabelecidos antes do período eleitoral". Ainda de acordo com a nota, "o presidente do PMDB, Anthony Garotinho, não tem e não tinha cargos no governo, e não poderia autorizar nenhuma obra". O deputado federal eleito Geraldo Pudim não retornou as ligações do Estado.

O casal Garotinho respondeu a processo por abuso do poder econômico, político e administrativo nas eleições municipais de Campos, em 2004. Eles foram acusados de compra de votos e de utilização de programas sociais do Estado para beneficiar Pudim, que perdeu a eleição. Condenados, a governadora e o marido tornaram-se inelegíveis, mas recorreram e foram absolvidos em segunda instância.

 

 

Estadão

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus

Mais Lidas

ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
FOTO: TOP MÍDIA NEWS / REPÓRTER TOPCRIME EM MS
Mulher mata jovem a facadas em festa familiar em MS