Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 7 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Saúde de Dourados passa por crise em atendimentos de emergência

19 Jan 2011 - 16h30Por MS Já

Prevista em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado pelo município com o Ministério Público em 2009, os serviços ambulatoriais e de emergência nas áreas de ginecologia e obstetrícia, prestados anteriormente pelo Hospital da Mulher (HM), passaram a ser oferecidos no Hospital Universitário (HU).

A alta demanda, no entanto, em alguns setores, ocorreu em função da incorporação desses serviços. Para se ter uma idéia, a equipe do HU realizou mais de 60 partos na primeira semana e teve um aumento de 80% nos atendimentos. O laboratório que realizava cinco mil exames por mês nas últimas semanas saltou para 15 mil.

Samu

Não bastasse isso, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Dourados que recebeu duas novas ambulâncias para ampliar o atendimento, recentemente, mas, sem documentos, as viaturas estão paradas. Apenas duas funcionam e não dão conta de atender a todas as solicitações. Anteriormente, o serviço contava com quatro viaturas, sendo que três estavam em manutenção com problemas mecânicos.

Além das ambulâncias, a equipe passou a contar, pelo menos teoricamente, com duas “motolâncias” que fazem o atendimento inicial e oferecem suporte para o serviço da polícia. As novas unidades que serviriam para contribuir estão apenas ocupando espaço no estacionamento do Hospital da Vida.

Sobre o HU

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que administra o HU, havia afirmado, recentemente, que preparou a estrutura necessária para instalação dos serviços. A prefeita, inclusive, visitou as obras e cobrou agilidade para garantir a transferência ainda no final de 2010.

Funcionários

Hoje o quadro de funcionários do HU chega a 750 incluindo os cerca de 500 que passaram no concurso público e os mais de 200 contratados temporariamente no processo de seleção realizado no ano passado, através da Fundação Municipal de Saúde e Administração Hospitalar.

Para tentar aliviar o problema e voltar à normalidade nos atendimentos, o HU espera que a Câmara de Vereadores aprove nos próximos dias um projeto de lei enviado pela prefeitura para contratação de mais 22 profissionais em caráter temporário e emergencial, que serão pagos pela Fundação através de recursos repassados pela UFGD.

Banco de leite

A prefeitura já havia solicitado a contratação de oito profissionais para o Banco de Leite e a regularização do setor, já que esse seria “flutuante”, como o MS JÁ havia publicado anteriormente.

E, além desses, serão acrescentados mais sete anestesistas, cinco técnicos de laboratório e dois fisioterapeutas.

O diretor do HU, Wedson Desidério, acrescenta que as contratações temporárias é uma solução paliativa até que o governo federal abra mais vagas para chamar os candidatos que passaram no último concurso. A UFGD já teria solicitado mais 350 vagas para o Governo Federal, com expectativa de liberação ainda este ano.

A prefeita entendeu a necessidade e autorizou a Procuradoria-Geral do Município a enviar para a Câmara uma nova proposta.

Dossiê

As informações obtidas pelo MS JÁ dão conta de que remédios estariam guardados no chão de salas improvisadas e os funcionários chamados para atuar na área de obstetrícia, às vezes, nem assumem o concurso. Outro assunto questionado seria um suposto desvio de verba e, para tanto, os responsáveis pelo HU estariam preparando um dossiê sobre o caso.

Investimento

Divulgado pela assessoria, no entanto, para se ter uma base do quanto foi investido para receber os serviços, a Universidade gastou mais de R$ 1 milhão na estrutura do local que hoje consta de Centro Obstétrico, salas de pré-parto, UTI Neonatal com 9 leitos, Unidade de Cuidados Intermediários com 16 leitos, lactário, sala de ordenha, e alojamento conjunto com 21 leitos.
Um novo setor, destinado exclusivamente para a obstetrícia, está em reforma e a promessa era de ficar pronto ainda este mês.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
COMPROMISSO COM MS
Em exposição agropecuária de Glória de Dourados, governador reforça compromisso com municipalismo
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
Tereré é tradição em MS (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)TERERÉ
Tereré é paixão sul-mato-grossense, mas vale ingerir apenas a bebida com termômetros acima dos 35&or