Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 29 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

SC contabilizou mais de 600 mortes devido a fenômenos climáticos

7 Out 2009 - 08h48Por Uol

Em 2009, foram nove mortes: três delas ocorridas entre os dias 27 e 28 de setembro nos municípios de Mafra, Augusto Vitória e Blumenau. As outras cinco ocorreram nos dias 8 e 9 de setembro - quatro em Guaraciaba, município no oeste do Estado que, na época, foi atingido por tornados; e uma em Araranguá, no litoral sul, durante uma tempestade.

Nos últimos dias, mais de 11 mil pessoas tiveram que sair de casa em Santa Catarina - 9.093 desalojados (acolhidos em casas de amigos e parentes) e 2.370 desabrigados (conduzidos a abrigos públicos) em 98 municípios. Aproximadamente 104 mil pessoas sofreram algum tipo de prejuízo no Estado, entre elas 17 ficaram feridas. O número de cidades em situação de emergência atualmente está em 70.

Quase um ano após o desastre, Herrmann avalia que o governo começou a priorizar o tema e a tratar a questão com mais atenção, mas que ainda "falta muito o que fazer". "O que aconteceu foi uma catástrofe. Era necessário reverter um pouco esse quadro e, por esta razão, algumas respostas apareceram. Mas o problema não está totalmente sanado."

"O gasto nessa área foi muito grande. Hoje já existe uma atuação constante em monitorar os fenômenos, orientar e prevenir a população. Os projetos estão aparecendo, inclusive mapeamentos dos locais de risco estão sendo feitos por universidades", afirma Herrmann.

Mais desastres
A maior enchente da história de Santa Catarina ocorreu em março de 1974, quando o nível do rio Tubarão, no sul do Estado, subiu mais de 10 metros e inundou o município de mesmo nome. Na época, 199 pessoas morreram e 65 mil ficaram desabrigadas.

Em julho de 1983, foi a vez do rio Itajaí-Açu subir mais de 15 metros, inundando 90 cidades, entre elas Blumenau, Itajaí e Rio do Sul. Ao todo, foram 49 mortes e 198 mil desabrigados.

No ano seguinte, uma nova tragédia, no mesmo cenário: o Itajaí-Açu sofreu uma cheia anormal e inundou várias cidades do vale do Itajaí. Em média, 40% das populações de Blumenau, Brusque, Gaspar e São João Baptista ficou desabrigada (70 mil) ou desalojada (155 mil).

O fenômeno meteorológico El Niño provocou, em fevereiro de 1987, enchentes em 15 municípios catarinenses, deixando dois mortos e 2.775 desabrigados. Em maio do mesmo ano, o fenômeno voltou a atuar, agora nas regiões serrana, norte e oeste, deixando cinco mortos e 3.356 desabrigados.

Em dezembro de 1995, foi a vez da Grande Florianópolis e do litoral sul do Estado sofrer com inundações e deslizamentos de terra. Ao todo, 27 municípios decretaram situação de emergência. O saldo: 40 mortes e 28.625 desabrigados. Araranguá, Forquilinha e Jacinto Machado foram as cidades mais atingidas.

Dois anos depois, o El Niño voltou a provocar estragos na região e causou inundações de grandes proporções nos meses de janeiro e outubro. Em janeiro, 35 municípios foram afetados, 14.267 pessoas ficaram desabrigadas e sete mortes foram registradas. Já em outubro, as cheias inundaram 37 cidades, deixando 8.777 desabrigados e dois mortos.

Em março de 2004, o ciclone tropical Catarina atingiu o litoral e o sul de Santa Catarina, além do nordeste do Rio Grande do Sul com ventos de até 150 km/h. Ao menos 40 municípios foram atingidos, 28 mil casas danificadas e 95 destruídas. Duas pessoas morreram, mais de 300 ficaram feridas e 23 mil foram desabrigadas ou desalojadas.

As demais mortes foram registradas em eventos isolados ao longo dos últimos 35 anos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376