Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Seleção brasileira exibe vocação viajante em amistoso contra Omã

17 Nov 2009 - 09h20Por Folha Online

Não poderia haver cidade com nome melhor do que Mascate, a capital de Omã, para o Brasil fazer hoje, às 12h30, contra a seleção local, apenas o 79º colocado no ranking da Fifa, o seu último jogo em 2009.

Mesmo com um calendário recheado de competições oficiais nos anos sob o comando de Dunga, como Copa América, eliminatórias e Copa das Confederações, o Brasil novamente será, entre as grandes seleções, a que mais viajou pelo mundo para partidas amistosas, com um leque enorme de motivos de celebração, mas que na verdade são uma grande oportunidade de negócio para contratados e contratantes.

Desde que Dunga assumiu como técnico do time nacional, em agosto de 2006, foram 12 países visitados --alguns, como Estados Unidos, Inglaterra e Suécia, mais de uma vez.

Quem chega mais perto de ter milhagem semelhante entre os grandes é a Argentina, com dez países visitados. Mas os vizinhos sul-americanos ainda fizeram três amistosos em casa, e o Brasil, apenas um.

Outras forças, como a Alemanha, fizeram a maioria de seus jogos-teste dentro de suas próprias fronteiras.

A seleção brasileira é ainda a dona dos roteiros mais longos --já fez excursão aos EUA jogando nos extremos do país (Boston e Seattle)-- e também os mais inusitados --foram três confrontos no Oriente Médio sob o comando de Dunga (Kuwait, Qatar e agora Omã).

O próprio Dunga reconhece que um jogador que tiver uma atuação de gala em jogos contra rivais frágeis nesses amistosos não terá o passaporte carimbado para a Copa. "Vai ajudar se ele marcar três gols contra Omã, mas não será decisivo."

Proveito técnico à parte, o grande roteiro de viagens da seleção em seus amistosos forma uma cadeia lucrativa para todos os seus elos.

A CBF cumpre o contrato que fez ao repassar os direitos de seus amistosos para a Kentaro, uma empresa suíça, que revendeu depois esse contrato para um grupo árabe e agora só cuida da organização.

Patrocinadores da CBF também marcam sua presença. No jogo de anteontem em Doha, contra a Inglaterra, o Itaú mostrou sua marca em um camarote, com direito à presença de um de seus principais executivos. Quem paga cotas milionárias para levar o Brasil a lugares de pouca tradição na bola diz que também vai lucrar.

"Não haverá melhor ocasião para fazer propaganda em Mascate por muito tempo. O jogo contra o Brasil oferece enorme oportunidades de promoções", diz Sayyid Klalid, dirigente da federação de Omã.

A mineradora brasileira Vale foi uma que aproveitou o amistoso em Mascate para ligar sua marca à seleção, procedimento que não adota no Brasil. Ainda vai oferecer ingressos aos funcionários brasileiros, que no entanto terão que vestir camisa com as cores da empresa.

O motivo "oficial" do amistoso de hoje é pela celebração da data nacional de Omã. Mas sob o comando de Dunga o Brasil já jogou pelo centenário do futebol na Estônia e até para celebrar o aniversário dos canais de esportes da rede de TV Al Jazeera, do Qatar.

Antes da convocação para a Copa da África, o Brasil ainda faz um amistoso, em março, provavelmente na Europa.

OMÃ
Al Habsi; M. Rabia, Ayil, Balushi e Madhafar; Bashir, Sulaiman, Al-Maimani e Hadid; H. Rabia e A Hosni.
Técnico: Claude Le Roy

BRASIL
Júlio César; Maicon, Naldo, Thiago Silva e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves e Kaká; Nilmar e Luis Fabiano.
Técnico: Dunga

Local: Sultan Qaboos Sports Complex, em Mascate
Horário: 12h30 (de Brasília)
Juiz: Eric Braamhaar (Holanda)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
(Redes sociais)DESPEDIDA
Familiares lamentam morte de casal em acidente; 'Sua sonhada moto veio e a mesma nos tirou você'