Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Seminário ensina produção agroecológica de hortaliças

20 Jun 2007 - 13h38
No dia 22 de junho, acontece em Sidrolândia o Seminário sobre Sistemas de Produção de Hortaliças do projeto PAIS – Produção Agroecológica Integrada Sustentável. No evento, serão repassadas informações sobre o sistema agroecológico de produção de hortaliças e serão realizadas visitas nas propriedades com o sistema em processo de instalação.
 
O seminário é voltado aos produtores rurais de Miranda, Nioaque e Sidrolândia pertencentes ao programa Unidade Familiar de Produção Agrícola Sustentável – UFPAS. O programa tem como objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica dos assentamentos rurais e utiliza como tecnologia o sistema de produção do projeto PAIS.
 
Noventa famílias devem participar do Seminário, que será ministrado pelos palestrantes Marcos Antonio Mariani e Anderson de Souza Almeida. A proposta é apresentar aos produtores a opção de produzir hortaliças de forma agroecológica e sustentável. 
 
O Seminário acontece das 8 às 16 horas, na sede do assentamento do km 388 da Rodovia Campo Grande – Sidrolândia. Estão envolvidos no evento as Prefeituras Municipais de Miranda, Nioaque e Sidrolândia e o Sebrae em Mato Grosso do Sul.
 
Projeto PAIS – O PAIS é um sistema de produção de baixo custo, sem o uso de agrotóxicos, ideal para tornar a atividade produtiva viável e facilmente absorvida pelo agricultor familiar. De acordo com o gestor do programa em Mato Grosso do Sul, Aroldo de Almeida Silva, “o sistema cria condições para melhorar a base alimentar das famílias, gera emprego e renda, favorece a manutenção de cidadãos em suas localidades, e ainda colabora para a preservação do meio ambiente”.
 
Com uma engenharia simples, o sistema de produção, construído em forma circular, é composto por uma horta, um quintal agroflorestal e uma criação de aves caipiras no centro. “Quando esses pilares estão interligados no manejo, as famílias conseguem uma produção diversificada a custo menor”, comenta o engenheiro agrônomo responsável pelo projeto, Aly Ndiaye. 
 
A irrigação é feita de maneira simples e barata, pelo método de gotejamento, e a adubagem através do escoamento do esterco pelo galinheiro. O quintal é uma área complementar, destinada à produção de frutas, grãos e outras culturas, com o objetivo de auxiliar na alimentação da família e dos animais do assentamento. Para um grupo de cinco pessoas é necessário um terreno de aproximadamente cinco mil metros quadrados.
 
 
 
 
 
Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
(Redes sociais)DESPEDIDA
Familiares lamentam morte de casal em acidente; 'Sua sonhada moto veio e a mesma nos tirou você'