Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Seprotur celebra hoje convênio para criar o Conseleite/MS

5 Nov 2009 - 07h31Por Conjuntura

Preocupado em melhorar a qualidade do leite sul-mato-grossense, por meio de preço referência, o governo do Estado, por meio da Seprotur (Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), celebra convênio para criação do Conseleite/MS (Conselho Paritário entre Produtores e Indústrias de Leite).

O ato, considerado um dos primeiros passos da efetiva profissionalização do setor, será firmado nesta quinta-feira, às 9h, no auditório da Seprotur.

Segundo dados da Câmara Setorial da CSCPL (Cadeia Produtiva do Leite), o convênio, que também contempla o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) do setor, será firmado entre o Estado, Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e a UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Caberá aos pesquisadores da universidade paranaense estimar as variáveis e parâmetros necessários ao cálculo mensal dos preços de referência do leite, que, serão aprovados e divulgados pelo Conseleite/MS.

O superintendente de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário da Seprotur, Jerônimo Alves Chaves, acredita que o Conseleite representa um grande esforço de integração entre diversas instituições e agentes do setor.

Ele explica que o conselho será formado por representantes dos produtores rurais e dos laticínios, indicados pela Famasul (Federação da Agricultura do Mato Grosso do Sul) e Silems/MS (Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado), além de representantes de outras entidades públicas e privadas.

“Teremos uma maior convergência de interesses entre quem produz e quem processa o leite, assim, ambos terão maior estímulo ao investir no Estado”, salienta.

A exemplo do já ocorre em outras unidades da federação, Jerônimo espera que o Conseleite fortaleça o setor lácteo estadual, fornecendo fundamentos básicos para a implantação e a condução de um processo de autogestão a partir da formação de preços da matéria-prima. “Teremos resultados sociais e econômicos efetivos neste importante e estratégico segmento produtivo do Estado”, afirma.

Preço referência

Os preços de referência do leite devem variar de acordo com a qualidade da matéria-prima, dos preços de venda dos derivados pelas indústrias do Estado, da participação da matéria-prima no custo total de produção dos derivados, dos rendimentos industriais e do "mix" ou volume de comercialização dos derivados.

Estes preços de referência do Conseleite MS serão divulgados em resoluções oficiais do conselho, a serem disponibilizadas ao mercado pelos sítios eletrônicos das entidades participantes e outros meios de comunicação disponíveis.

Para Jerônimo, a remuneração, focada na qualidade, poderá induzir a um salto quantitativo e tecnológico no setor. “O leite sul-mato-grossense deixará de ser um sub-produto da pecuária de corte para se transformar em uma nova atividade da pecuária”, conclui, lembrando que ainda nesta quinta-feira, na parte da tarde, já haverá reuniões conjuntas do Conseleite e da Câmara setorial na Seprotur.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FOTO: REDES SOCIAISSUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS