Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 29 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Sinpol denuncia irregularidades em delegacias de MS

4 Ago 2006 - 13h09
“A lei não obriga investigadores da Polícia Judiciária a cuidar de presos”, esclarece o presidente do Sinpol/MS, Maurício Godoy, durante reunião no 1º Distrito Policial de Dourados, no dia 1º de agosto. O sindicato convidou representantes do Ministério Público e advogados, juntamente com a Comissão de Direitos Humanos da OAB, para vistoriar as dependências da delegacia. Constataram que os Policiais Civis estão em situação de risco, quando deveriam dar segurança.

A delegacia abriga 80 presos (73 homens e 7 mulheres), o que é irregular já que os presos só devem permanecer na delegacia enquanto está sendo processado o seu flagrante. O mais preocupante, para o sindicato, é o fato de apenas três policiais fazer a vigilância dos presos e, ao mesmo tempo, atender à população. “Eles não deveriam estar nesta função, o investigador de Polícia Judiciária não é preparado para o atendimento carcerário e sim para investigação”, afirma o presidente. Maurício cobrou soluções ao delegado e ao Ministério Público.

A promotora da Vara de Cidadania, Cristiane Amaral, confirma que a situação do investigador é crítica. Segundo ela o sistema não está sendo feito da forma preconizada pela lei. A promotora informa que ajuizou uma ação civil pública no Tribunal da Justiça para a criação de um novo presídio na região, mas que foi extinta com a alegação de falta de verba. “A nossa grande preocupação é fazer com que o Estado cumpra a sua obrigação”, afirma. O promotor da Vara de Execução do MP, Renzo Siuffi, disse que a princípio a intenção é de fazer a remoção de alguns presos do 1º Distrito e de solicitar diligências emergenciais à Agência do Sistema Penitenciário (Agepen).

O Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem de Advogados do Brasil, de Dourados, Jovino Balard, lembra que o desvio de função a que os policiais estão submetidos prejudica também à sociedade, já que buscam a delegacia para noticiar ocorrências, mas depois disso não tem quem investigue o caso. “A situação fere a Lei de Execução Penal, o Estado não oferece menores condições aos policiais”, criticou.

Maurício Godoy afirmou que se daqui a quinze dias não surgirem providências, os investigadores de polícia judiciária entregarão as chaves das celas ao delegado. “Queremos tornar público o nosso problema. Queremos servir a sociedade, exercendo nosso dever de ofício, que é de polícia investigativa”, enfatizou.


Vistorias
Segundo Godoy, o Sinpol/MS irá visitar todos os Distritos Policiais, das comarcas de Mato Grosso do Sul, que possuam presos. O objetivo é buscar melhoria nas condições de trabalho dos Policias Civis. Diretores do Sinpol/MS já estiveram em Coxim e Corumbá onde também constataram situações irregulares. Além de denunciar, o sindicato requer soluções ao Conselho Superior da Polícia Civil, com cópias as autoridades competentes.
 
 
Perfil News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus

Mais Lidas

ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
FOTO: TOP MÍDIA NEWS / REPÓRTER TOPCRIME EM MS
Mulher mata jovem a facadas em festa familiar em MS