O Ministério da Educação quer realizar em março do ano que vem um teste em todas as escolas públicas brasileiras para avaliar a alfabetização de alunos da 2ª série do ensino fundamental. O objetivo é ter um diagnóstico, desde cedo, da qualidade da educação.
A proposta está sendo discutida com Estados e municípios. Hoje, a avaliação é feita por meio do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) --exame feito a cada dois anos por uma amostra de alunos da 4ª série e da 8ª série do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.
Neste ano, o MEC chegou a anunciar a intenção de universalizar o Saeb, com todos os estudantes dessas três séries fazendo a prova. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) chegou a trabalhar com a meta, mas desistiu.
Com a proposta de fazer um exame universal para avaliar a alfabetização de alunos da 2ª série, o exame da 4ª série e 8ª série do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio continuaria sendo feito por amostragem.
A dificuldade de alfabetizar alunos desde cedo é apontada por muitos educadores como a principal causa das altas taxas de repetência nas primeiras séries.
O resultado da prova de língua portuguesa do último Saeb mostrou que a média dos alunos da 4ª série é capaz de achar informações explícitas em textos narrativos mais longos, mas não compreende textos mais complexos.
A proposta está sendo discutida com Estados e municípios. Hoje, a avaliação é feita por meio do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) --exame feito a cada dois anos por uma amostra de alunos da 4ª série e da 8ª série do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.
Neste ano, o MEC chegou a anunciar a intenção de universalizar o Saeb, com todos os estudantes dessas três séries fazendo a prova. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) chegou a trabalhar com a meta, mas desistiu.
Com a proposta de fazer um exame universal para avaliar a alfabetização de alunos da 2ª série, o exame da 4ª série e 8ª série do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio continuaria sendo feito por amostragem.
A dificuldade de alfabetizar alunos desde cedo é apontada por muitos educadores como a principal causa das altas taxas de repetência nas primeiras séries.
O resultado da prova de língua portuguesa do último Saeb mostrou que a média dos alunos da 4ª série é capaz de achar informações explícitas em textos narrativos mais longos, mas não compreende textos mais complexos.
Folha Online
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar