Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 1 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

TJ de MS já experimenta o Processo Judicial Digital

15 Ago 2007 - 05h50
Uma equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) esteve ontem (13), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, para apresentar e instalar o sistema de Processo Judicial Digital (PROJUDI). De acordo com o Assessor de Tecnologia do CNJ, Leandro Lira, apenas uma máquina recebeu o programa para que as equipes de informática do TJMS conheçam a forma de funcionamento do programa e avaliem o seu funcionamento.

No período da manhã, o juiz titular do Juizado Especial Cível de Palmas no Tocantins, Dr. Marcelo Faccioni, apresentou o sistema para uma equipe do TJ e inclusive movimentou um processo do Juizado de Palmas, pelo sistema, aqui em Campo Grande, no Salão Pantanal. Dr. Marcelo falou das vantagens e demonstrou o funcionamento.

O TJMS já tem uma solução própria para o processo virtual. Trata-se do SAJ instalado em duas varas totalmente virtuais em Campo Grande com previsão de instalação em todos os juizados não adjuntos do Estado até março de 2008. Segundo o Diretor da Secretaria de Informática, Lício Sérgio Ferraz de Brito, a questão agora é avaliar se é possível migrar para este sistema apresentado pelo CNJ. Entre as vantagens está a utilização sem custo e com código aberto para modificar, porém não é compatível com o sistema utilizado hoje em todas as comarcas.

Não há prazo estabelecido, mas a Secretaria de Informática estuda a possibilidade de implantar o sistema oficialmente em uma vara para avaliar a operacionalidade do programa.

Projudi – O Processo Judicial Digital é um sistema, desenvolvido pelo CNJ, que faz a tramitação eletrônica de processos, via web, em software livre, distribuído gratuitamente aos tribunais. A previsão do Conselho Nacional de Justiça é de que em quatro anos, no máximo, todos os novos processos judiciais tramitarão eletronicamente pela Internet.

O sistema já está em uso experimental em 10 tribunais e outros 15 devem implementar o serviço até o final do ano. Uma das grandes vantagens do processo virtual é o combate à morosidade da Justiça. Além de encurtar o tempo de tramitação para 20% ou menos, o Projudi permite grande economia de recursos.

O processo judicial digital, também chamado de processo virtual ou de processo eletrônico, pode ser definido como um sistema de informática que reproduz todo o procedimento judicial em meio eletrônico, substituindo o registro dos atos processos realizados no papel por armazenamento e manipulação dos autos em meio digital.
 
 
 
 
MS Notícias

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS

Mais Lidas

Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
FOTO: ASSESSORIAINAUGURAÇÃO
Atendendo Fátima do Sul e região, inaugurou na última 5ª-feira Vanessa Parpinelli Estética Avançada
TRAGÉDIA
Motociclista bate em poste e morre em cidade de MS