Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 29 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

TSE marca oficialmente data da eleição de 2008

9 Jul 2007 - 12h11

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou oficialmente nesta segunda-feira que o primeiro turno das eleições municipais de 2008 acontecerá no dia 5 de outubro. O segundo turno, nas cidades em que for necessário, será no dia 26 do mesmo mês. Em 2008 haverá disputa para prefeitos e vereadores.

A data foi marcada de acordo com a Constituição Federal, que determina que as eleições ocorram no primeiro e no último domingo de outubro.

Levantamento do TSE, divulgado nesta segunda-feira, também mostrou que, se as eleições fossem realizadas em julho deste ano, 74 cidades poderiam escolher os seus prefeitos somente no segundo turno do pleito. Todas essas cidades têm mais de 200 mil eleitores, condição imposta pela Constituição Federal para que o eleitor retorne às urnas no último domingo de outubro, caso nenhum candidato consiga a maioria dos votos no primeiro turno.

Ainda de acordo com a estatística do TSE, essas 74 cidades estão distribuídas em 23 Estados. Não haveria segundo turno no Acre, Roraima nem no Tocantins, pois nenhum município desses Estados possui, hoje, mais de 200 mil eleitores. Não há eleição para prefeito no Distrito Federal. Em 2004, ocorreu segundo turno em 44 dos 68 municípios aptos a realizá-lo.

Colégios eleitorais
O mesmo levantamento do TSE mostra que São Paulo é o maior município do País, com 8.012.511 eleitores. O segundo é o Rio de Janeiro, onde votam 4.501.688 brasileiros. Belo Horizonte (MG) soma 1.730.598 votantes, ocupando o terceiro lugar. Em seguida vem Salvador (BA), que contabiliza 1.685.296 aptos a votar.

Brasília possui 1.650.185 eleitores, mas como não há eleição municipal na capital da República, Fortaleza (CE) é quem ocupa o quinto lugar por ter, atualmente, 1.425.843 eleitores.

No Estado de São Paulo há 20 municípios onde pode ocorrer segundo turno. No Rio de Janeiro são dez. Seis cidades mineiras também podem ter o pleito decidido somente no último domingo de outubro de 2008, o que acontece com quatro cidades do Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Outros municípios podem aumentar a lista dos que devem realizar segundo turno em 2008. Isso porque, a Justiça Eleitoral recebe, até meados de maio do próximo ano, pedidos de novas inscrições e transferência de domicílio eleitoral. Pelo mesmo motivo, municípios que possuem mais de 200 mil eleitores hoje podem ter esse quantitativo reduzido, o que os impede de realizar uma segunda eleição.

O número definitivo de eleitores que votarão nas eleições municipais será divulgado em julho de 2008. Estão próximas de atingir 200 mil eleitores as cidades de Uberaba (MG) que tem hoje 197.489 votantes; Rio Branco (AC) com 191.683; Vitória da Conquista (BA) que soma 184.795 eleitores; e as paulistas Guarujá e Taubaté, que possuem, respectivamente, 197.401 e 184.426 eleitores.

De outro lado estão Blumenau (SC), Franca (SP) e Volta Redonda (RJ), que possuem, atualmente, 202 mil eleitores. Caso haja redução de 1% ou mais no eleitorado dessas cidades até maio de 2008, seus prefeitos serão escolhidos, obrigatoriamente, no primeiro turno.

 

 

Terra

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus

Mais Lidas

ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
FOTO: TOP MÍDIA NEWS / REPÓRTER TOPCRIME EM MS
Mulher mata jovem a facadas em festa familiar em MS