A Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal da Grande Dourados abriu inscrições para seleção de candidatos para o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, Área de Concentração em “História, Políticas e Gestão da Educação”, em nível de Mestrado. São até 24 vagas e o ingresso será no primeiro semestre letivo de 2011.
A inscrição pode ser feita de 1º de outubro a 5 de novembro pela home page: http://www.ufgd.edu.br/faed/mestrado-educacao e será efetivada a partir da entrega da documentação exigida no Edital na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação (FAED).
Já a seleção será realizada por meio de prova escrita, exame de suficiência em Língua Estrangeira e entrevista.
A matrícula dos aprovados precisará ser efetuada entre os dias 14 a 22 de fevereiro de 2011, sendo que o início do curso será em 14 de março.
Mais informações
Fone (67) 3410-2120 (horário das 13h às 17h e das 18h às 22h)
E-mail: spgfaed@ufgd.edu.br
Home page: http://www.ufgd.edu.br/faed/mestrado-educacao
EDITAL Nº 22/PROPP, DE 30 DE AGOSTO DE 2010
http://www.ufgd.edu.br/propp/editais/Edital22_2010_EDUCACaO.pdf
BIBLIOGRAFIA BÁSICA PARA A PROVA ESCRITA
LINHA POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
CURY, C. R. J. Sistema Nacional de Educação: desafio para uma educação
igualitária e federativa. Educação & Sociedade, v. 29, n. 105, set./dez. 2008.
CASTRO, Jorge Abrahão de. Evolução e desigualdade na educação
brasileira. Educ. Soc. [online]. 2009, vol.30, n.108, pp. 673-697. ISSN 0101-
7330.
DUBET, F. A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa, n. 119, 2003.
FLEURI, R. M. Políticas de diferença: para além dos estereótipos na
prática educacional. Educação & Sociedade, v. 27, n. 95, ago. 2006.
FRANCO, Creso; ALVES, Fátima; BONAMINO, Alicia. Qualidade do
ensino fundamental: políticas, suas possibilidades, seus limites. Educação
& Sociedade, vol. 28, n. 100, p. 989-1014, out 2007.
FREITAS, Dirce Nei Teixeira de; FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola.
Gestão local e efetivação do direito à educação. 2008. Disponível em <
http:/www.anped.org>. Acesso em: 12 de junho de 2010
SEVERINO, A. J. – A pesquisa na pós-graduação em educação. Revista
Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.1, no. 1, p. 31-49, set.
2007. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de. A transformação da educação em
mercadoria no Brasil. Educação & Sociedade., Out 2009, vol.30, n.108,
p.739-760. Disponível em: http://www.scielo.br
LINHA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E SOCIEDADE
AMADO, J. & FERREIRA, M. (org). Usos e abusos da História Oral. 1. ed.
Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.
BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 7. ed. São Paulo:
Companhia das Letras, 1999.
BURKE, Peter. 1992. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo:
UNESP, 1992.
CAMBI, F. História e Pedagogia. São Paulo : Editora UNESP, 1999.
FREITAS, Marcos Cezar (org.). Historiografia Brasileira em Perspectiva. 5.
ed. São Paulo: Contexto, 2003.
LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.
VEIGA, G. C. & F., T. N. História e Historiografia da Educação no Brasil.
Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
STEPHANOU, M & BASTOS, M. H. C. Histórias e Memórias da Educação
no Brasil. (Vol. I, II e III). Petrópolis: Vozes, 2005.
LINHA EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
BOURDIEU, P. et al. O poder simbólico. Rio de Janeiro, Bertrand,1998.
CANCLINI, N. G. Culturas híbridas. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.
CERTEAU, M. A cultura e a escola. A cultura no plural. Campinas: Papirus,
2005.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. São Paulo:Martins Fontes, 2002.
______. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978
HALL, S. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A
Editora, 2006.
_____ Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte:
UFMG, 2003.
CORPO DOCENTE (SEGUNDO AS LINHAS DE PESQUISA)
Linha de Pesquisa: Políticas e Gestão da Educação.
Professores Permanentes:
Dra. Dirce Nei Teixeira de Freitas
Dra. Elisângela Scaff
Dra. Giselle Cristina Martins Real
Dra. Marilda Moraes Garcia Bruno
Dr. Paulo Gomes Lima
Professores Colaboradores:
Dra. Alaíde Maria Zabloski Baruffi
Dra. Lindamir Cardoso Vieira Oliveira
Linha de Pesquisa: História da educação, Memória e Sociedade
Professores Permanentes:
Dra. Alessandra Cristina Furtado
Dra. Maria do Carmo Brazil
Dra. Magda
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.Participe do nosso canal no WhatsApp
Leia Também
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Mais Lidas
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
FATIMASSULENSE NO TOPOFatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Entretenimento Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
EntretenimentoExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FÁTIMA DO SUL DE LUTOFátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento