Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 29 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

UFGD traz MV Bill a Dourados para conferência e show

11 Nov 2009 - 15h46Por Wikipédia

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) traz para Dourados nesta quinta-feira (12), para uma conferência e um show, o rapper MV Bill, integrante da Central Única das Favelas (CUFA), do Rio de Janeiro.

A participação de MV Bill será durante o III Seminário de Assuntos Estudantis da UFGD onde estão sendo discutidos temas como a Universidade e a Sociedade: espaços, ações e direções e a construção de concepções, práticas e imaginários que aprofundam as relações entre a universidade e a sociedade periférica, entendida como aquela que se situa social, econômica e culturalmente mais distante do espaço universitário.

MV Bill participará da última conferência do evento, com o tema Sociedade e Universidade: quais espaços, ações e direções?, e na oportunidade lançará o livro: Falcão, mulheres do tráfico. Essa conferência acontecerá às 13h30, na Escola Municipal Arthur Campos Mello (Rua Ernesto de Carvalho, 815, Cachoeirinha). E às 19h, o rapper fará um show na praça Antônio João, com participação do grupo Fase Terminal, um dos cinco finalistas do Rap Popular Brasil Festival (RPB Festival), que aconteceu em outubro, no Rio de Janeiro.

Saiba quem é MV Bill

Nascido na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, Alex Ebinaldo Barbosa é um cantor de rap brasileiro. Como músico, participou da coletânea Tiro Inicial, que revelou novos talentos do rap brasileiro tais como Gabriel, o Pensador, em 1993, ainda como integrante de um grupo.

Antes de se decidir pelo rap, Bill chegou a cantar um samba-enredo composto por seu pai na quadra de uma escola de samba. Mais tarde adotou a alcunha de MV (Mensageiro da Verdade) Bill.

Com letras marcadas pela denúncia social, lançou em 1998 o disco CDD Mandando Fechado pelo selo Zâmbia, relançado pela Natasha Records/BMG um ano depois com o título Traficando Informação. Ainda em 1999, participou do Free Jazz Festival, evento praticamente sem tradição com artistas de rap brasileiro da periferia, sem apoio da grande mídia. Em 2001, ganhou o prêmio de Melhor Videoclipe de Rap por Soldado do Morro no Video Music Brasil. No ano seguinte, lançou o álbum Declaração de Guerra.

Ele é o autor, junto com Celso Athayde, do famoso livro e documentário Falcão - Meninos do Tráfico. O documentário é o mais famoso de sua carreira. Ele conta a história de dezessete meninos envolvidos com o tráfico de drogas e suas vidas em diversas favelas; dos dezessete, apenas um sobreviveu. O sucesso do livro resultou no álbum Falcão, O Bagulho é Doido lançado em 2006.

Como escritor, é autor também do livro Cabeça de Porco, lançado em 2005 e co-escrito por Celso Athayde e Luiz Eduardo Soares.

MV Bill também foi um dos fundadores da Central Única de Favelas, a CUFA, que é responsável por várias atividades sócio-educativas realizadas em várias favelas, entre elas a Liga Brasileira de Basquete de Rua.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376