Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Uso irregular das calçadas vira mania em Dourados

2 Ago 2010 - 13h22Por Fátima News

O uso irregular de calçadas para o estacionamento de veículos novamente tem sido uma praxe em Dourados. Em vários pontos da cidade, principalmente na área comercial, é possível flagrar carros e motos estacionados sobre o meio-fio, fato que dificulta o uso das calçadas pelos pedestres.

Em diversos pontos das avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres é possível verificar as calçadas sendo utilizadas como um espaço “anexo” dos estabelecimentos comerciais, que usam os locais para expor seus produtos. Um dos setores que mais se aproveitam da falta de fiscalização é o veículos.

Diversas revendas usam o espaço destinado para a passagem dos pedestres como vitrine para os automóveis. Alguns ousam até a lavar carros nas calçadas. Além de obstruir a passagem, jogam água nas ruas, prejudicand0o a camada asfaltica.

Outro local onde os motoristas e estabelecimentos ignoram a legislação e transformam a calçadas em estacionamento é na rua João Vicente Ferreira, em frente ao Hospital Santa Rita. Segundo moradores da região, em virtude da falta de vagas para estacionamento, vários condutores têm ignorado a sinalização e estacionado os veículos nas calçadas ou até mesmo na ciclovia existente no local.

A servidora pública Tânia Marta Castilho relata que o uso irregular da calçada tem gerado certo transtorno no local, já que os pedestres são obrigados a passar pela ciclovia e correrem o risco de serem atropelados pelos ciclistas que passam pela rua. “Os carros ocupam a calçada e as pessoas não têm por onde passar. Então, são obrigados a se arriscar passando pela ciclovia. Em várias ocasiões, o pedestre não vê a bicicleta e quase acaba atropelado”, disse.

De acordo com o Código de Postura do Município, todas as calçadas da área comercial devem ter pelo menos dois metros de espaço livre para passagem de pedestre. No ano passado, a Guarda Municipal intensificou a fiscalização quanto ao uso ilegal das calçadas na área comercial.

O trabalho foi concentrado na região da avenida Hayel Bon Faker e pelo menos 70 condutores acabaram autuados. Na época, a multa era de R$ 130, de natureza grave, somando cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), conforme consta na CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

No entanto, desde então, nenhuma operação semelhante foi realizada para frear o uso irregular das calçadas. Conforme o subcomandante da Guarda Municipal, Divaldo Machado Menezes, a corporação tem recebido inúmeras reclamações relacionadas ao uso irregular das calçadas para o estacionamento de veículos. Devido ao problema, o comando da Guarda vai se reunir amanhã com a coordenação do departamento municipal de Trânsito para discutir medidas que possam impedir a irregularidade.

Diante da situação, ele relatou que a Guarda deve realizar um trabalho fiscalização em vários pontos da cidade. Inicialmente, os guardas devem apenas orientar os motoristas irregulares. Após o trabalho de orientação, a Guarda passará a aplicar multas.

 


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FOTO: REDES SOCIAISSUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS