Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 30 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Vander garante R$ 9,7 milhões para projetos de pescado da UFGD

4 Nov 2010 - 13h15Por Fátima News com assessoria

No final de outubro, o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) participou de uma reunião com o reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), professor Damião Duque de Farias, na qual garantiu, através de emenda parlamentar, R$ 9,7 milhões para quatro projetos estruturantes da rede do pescado, elaborados por pesquisadores da UFGD, que vão permitir que o peixe seja transformado em um bom negócio na região da Grande Dourados. Os recursos que deverão ser empenhados já no início de 2011. 

Na ocasião, participaram da reunião pesquisadores da universidade e representantes da Embrapa Agropecuária Oeste, do Ministério da Pesca e Aquicultura, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), da Prefeitura de Dourados, da Cooperativa de Aquicultores (MS Peixe), além de organizadores da cadeia produtiva do pescado e articuladores do Território Cidadania.

A verba será usada na construção de três importantes estruturas na UFGD – o Centro de Piscicultura Experimental e Difusão de Tecnologia; o Centro de Tecnologia do Pescado e a Incubadora de Tecnologia de Cooperativas Populares – e uma na Embrapa, para o fortalecimento das atividades em piscicultura da instituição. O deputado Vander reafirmou o compromisso assumido pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, com a UFGD e a rede de pescado no início deste ano, de atender a cadeia produtiva do pescado pelo enorme potencial da região e pelos avanços com qualidade que se podem ter nos estudos e nas pesquisas desenvolvidas.

“Esse projeto está estruturado e a nossa ideia é investir em educação, ciência e tecnologia, principalmente no que diz respeito à logística de projetos. A região tem potencial e o primeiro passo estamos dando, que o é de garantir recursos para execução do projeto. É fundamental a sociedade perceber a contribuição da UFGD até na melhoria de renda dessa população”, destacou Vander.

Durante a reunião, o reitor Damião destacou que a garantia dos recursos é um passo importante na consolidação desse projeto. “De fato, essa será uma década importante para a educação, a ciência e a tecnologia. Estamos nos preparando para isso e trabalhando em projetos e na expansão de cursos articulados com projetos. Essa estrutura estará à disposição já em 2012. E esperamos apresentar os resultados à sociedade contribuindo com seu desenvolvimento”, afirmou o professor.

PROJETO DA UFGD

Com esses projetos, a UFGD pretende consolidar o desenvolvimento sustentável da pesca e da aquicultura no estado, integrar os pescadores de pequena escala à cadeia produtiva do pescado, fortalecer a indústria pesqueira e a agregação de valor ao pescado de MS, promover a incubação de empreendimentos de economia solidária do segmento da aquicultura familiar e da pesca profissional artesanal, desenvolver estudos socioeconômicos e ambientais para o desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura e apoiar processos de formação profissional e capacitação.

Diversos professores da universidade têm direcionando projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão à piscicultura. Exemplo disso foi a aprovação, pelo Ministério da Educação (MEC), em junho de 2010, dos seguintes trabalhos de extensão universitária com ênfase na inclusão social: a) Capacitação e introdução tecnológica na cadeia da piscicultura na região de Dourados e Mundo Novo e b) Processamento e boas práticas de fabricação de produtos aplicados ao desenvolvimento sustentável do setor aquícola da Região Sul do Mato Grosso do Sul.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

Mais Lidas

ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
Jornal São Carlos AgoraLAMENTÁVEL
Casal é encontrado morto em carro