Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Vice de Saddam Hussein será executado amanhã

19 Mar 2007 - 16h55
O ex-vice-presidente iraquiano Taha Yassin Ramadan, um dos próximos de Saddam Hussein será executado na madrugada desta terça-feira, anunciou o advogado Badie Aref, que também participou da defesa de Saddam.
"Os americanos me chamaram para dizer que me prepare porque Ramadan será enforcado às 02h30 locais desta terça-feira", disse.
 
Ramadan, que teve a sentença confirmada no dia 15 de março, havia sido condenado à forca no dia 12 de fevereiro pelo Alto Tribunal Penal iraquiano, depois de inicialmente condenado à prisão perpétua em novembro de 2006.
A condenação está relacionada ao processo de Dujail, no qual o ex-presidente Saddam Hussein e dois outros acusados foram executados no dia 26 de dezembro, a Câmara de Apelações ordenou o envio do caso Ramadan ao Alto tribunal, por considerar que o veredicto havia sido muito clemente e com a solicitação de uma sentença mais dura.
 
"Juro por Deus que sou inocente. Que Deus me ajude. Que Deus castigue a quem me fizer esta injustiça", revoltou-se o ex-vice depois da condenação, em dezembro. Ramadan, de 64 anos, era considerado um radical do regime, mas sua condenação provocou inúmeros protestos em todo o mundo.
 
A organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional estimou que se tratava de uma "negação da justiça" por parte das vítimas de seus crimes.
Um total de 148 habitantes xiitas de Dujail, norte de Bagdá, foram executados em represália por um atentado fracassado contra uma comitiva presidencial em 1982.
 
Saddam Hussein foi enforcado em 30 de dezembro, enquanto que seu meio-irmão, Barzan al Tikriti, ex-chefe dos serviços secretos, e o ex-presidente do tribunal revolucionário, Awad al Bandar, foram executados em 15 de janeiro.
Ramadan, sunita, foi capturado em agosto de 2003 por combatentes curdos em Mossul, a 370 km ao norte de Bagdá, e entregue às tropas americanas.
 
Íntimo de Saddam Hussein, fundou 1970 o "Exército Popular", a milícia do Partido Baath. Também foi membro do Conselho de Comando da Revolução (CCR), a maior instância dirigente do Iraque.
 
Vice-presidente desde 1991, foi um dos críticos mais ferozes dos inspetores de desarmamento das Nações Unidas. Também foi acusado pelos iraquianos no exílio de ter cometido crimes contra a Humanidade, principalmente o assassinato de centenas de curdos em 1988.
 
 
 
 
Estadão

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FOTO: REDES SOCIAISSUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS