Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 5 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Zilda Arns será homenageada em selo dos Correios

1 Mar 2010 - 17h15Por Canção Nova
Acima de Cristo, nada". A expressão, curta mas impactante, ressoou no coração da artista plástica Thereza Regina Barja Fidalgo, ainda no final da década de 80. "E é uma verdade", complementa, ao lembrar da frase dita pela doutora Zilda Arns.

Mais de 20 anos depois, os caminhos de Thereza e Zilda se cruzaram novamente. Dessa vez, a artista teve a missão de concatenar os quase 30 anos de dedicado trabalho da médica sanitarista em dimensões milimétricas.

Face sorridente, cercada de famílias que tiveram a vida transformada e ganharam novo fôlego para enfrentar os desafios: esse é o cenário impresso no selo que será lançado pelos Correios em homenagem à doutora Zilda Arns, morta no terremoto que atingiu o Haiti no dia 12 de janeiro.

"É muito amor mesmo", resume Thereza. Foram necessárias duas semanas para que tudo ficasse pronto. O lançamento será no próximo dia 24 de março, na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz, em Curitiba (PR). A tiragem será de 600 mil exemplares e valor facial de R$ 1,45.

Com um trabalho que adentra as áreas da gravura, ilustrações e fotografia e experiência que ultrapassa uma década na concepção de selos, Thereza foi interpelada por um desafio novo. "Tive a sorte de conhecê-la pessoalmente e fiquei bastante emocionada ao saber que ela tinha morrido. O que falou mais forte foi a emoção", destaca.

O desenho do rosto da médica foi baseado em várias fotos, enquanto o coração branco simboliza a paz. Uma criança que, ao ser resgatada, abriu os braços em sinal de vitória, também ganhou espaço no trabalho.

"A frase "Para que todas as crianças tenham vida" faz parte do logotipo. Eu perspectivei ao fundo porque acho que é o mais forte do trabalho dela".

Encontro pessoal
O encontro entre Thereza e Zilda Arns aconteceu no final dos anos 80, quando a artista foi convidada para fazer as ilustrações de uma das primeiras edições do Catecismo "Crescendo com Jesus em comunidade", adotado pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Na capa do livro havia um desenho representado Jesus e Thereza pensou em escrever o nome do Catecismo na parte superior. Foi aí que surgiu a frase que deixou marcas no coração da artista e também consegue resumir a missão capitaneada pela doutora Zilda frente às Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa: "Acima de Cristo, nada".

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação

Mais Lidas

Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
COMPROMISSO COM MS
Em exposição agropecuária de Glória de Dourados, governador reforça compromisso com municipalismo
NOTA MS PREMIADASORTUDOS NO NOTA MS PREMIADA
Sortudos levam R$ 100 mil do Nota MS Premiada, ao todo são 370 ganhadores, CONFIRA AQUI se foi você
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí