Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 2 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
DOURADOS

Com déficit de 40%, peritos ameaçam parar em Dourados

10 Dez 2013 - 07h54Por Dourados Agora

Peritos papiloscopistas de Dourados estão denunciando jornada de trabalho excessiva e déficit de policiais. A informação é do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul que acionou a Corregedoria da Polícia Civil do Estado. De acordo com o vice presidente do Sindicato, Roberto Simião de Souza, se até segunda-feira (16) não houver resposta, a categoria fará paralisação e serviços como emissão da Carteira de Identidade (RG) e impressões digitais em investigações, podem ser interrompidos.

Simião explica que a categoria recebeu a lista de plantão de final de ano, com escala de trabalho com 110 horas a mais do que o permitido por lei. A determinação foi dada pela diretoria do Departamento de Apoio de Unidades Regionais e pela Coordenadoria Geral das Perícias.

“A ordem está totalmente irregular e não deve ser cumprida. O normal é 40 horas semanais, somando 160 horas mensais. Cumprir 270 horas é inaceitável”. O vice residente afirma que a carga horária abusiva gera danos financeiros e de saúde para os policiais que ficam sobrecarregados. O vice-presidente afirma ainda que a escala viola a Lei 114/05 e pode caracterizar improbidade administrativa. Ele diz que a medida foi tomada pela Coordenação da Perícia para cumprir uma meta diária do setor. “O ideal é que sejam atendidas 100 pessoas por dia que vão em busca da emissão do Registro Geral (RG), mas o déficit de policiais permite o atendimento de, no máximo, 60 pessoas”, destaca.

Segundo ele, enquanto Dourados teria que ter uma equipe com 10 papiloscopistas, o município conta com apenas 6. O problema, segundo Roberto, é que dos poucos papiloscopistas do município, um está saindo por aposentadoria, outros dois já requereram o benefício e o quarto passou em concurso, restando apenas dois profissionais para Dourados, no ano que vem.

Roberto também explica que antes de encaminhar a representação na Corregedoria, a diretoria do Sindicato tentou conversar diversas vezes para que a escala fosse revista e a situação regularizada, no entanto, segundo ele, não obtiveram resposta.

O vice-presidente enfatiza ainda a possibilidade de entrar com um mandado de segurança contra a irregularidade dessa portaria e afirma que o Departamento Jurídico do sindicato está analisando a possibilidade de entrar com uma ação civil com reparação de danos morais contra o Estado e contra as autoridades coniventes com a situação. O jornal entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, mas até o fechamento desta edição a Assessoria não retornou solicitação para eventuais explicações.

Direitos Humanos

Esta semana, o Sindicato também denunciou a violação de Direitos Humanos. Desta vez na cidade de Naviraí, em que sete pessoas estavam presas em situação de custódia, dentro da mesma cela - homens, mulheres e adolescentes. Segundo a diretoria, este fato fere a Lei de Execução Penal, que determina que os presos de ambos os sexos estejam lotados em celas diferentes e menores infratores permaneçam em estabelecimentos separados, o que não estaria acontecendo em MS.

Das sete pessoas que estavam detidas, o menor estava no local desde o dia 29 de outubro. Segundo o Sindicato, no Estado, existem 45 unidades penais e 152 delegacias abarrotadas de pessoas. O Sindicato entrou com representação na Justiça formalizando denúncia a todos os órgão competentes.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com pastel a R$ 3,99 e copo de suco a R$ 1 real, veja as OFERTAS do Jorge Mercado em Fátima do Sul
HOSPITAL DA VIDA - Jovem foi transferido para o Hospital da Vida mas não resistiu aos ferimentos - Crédito: Arquivo/Dourados News NÃO RESISTIU
NÃO RESISTIU: Homem morre no Hospital da Vida após acidente de moto
ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
Neste momento de dor, muitos usaram as redes sociais para prestarem homenagens / Redes sociais DESPEDIDA
Despedida: 'Linda e amável'; ainda em choque, amigos se despedem e de Ana Gabriela morta em acidente
Fotos: Rachid Waqued AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Instituições ligadas ao trânsito dão início às ações do Maio Amarelo em Mato Grosso do Sul

Mais Lidas

Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
FOTO: ASSESSORIAINAUGURAÇÃO
Atendendo Fátima do Sul e região, inaugurou na última 5ª-feira Vanessa Parpinelli Estética Avançada
TRAGÉDIA
Motociclista bate em poste e morre em cidade de MS