Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 5 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
empregos

Sobram vagas em supermercados da Capital devido ao trabalho aos domingos e feriados

25 Nov 2013 - 14h59Por Assessoria

Jovens e adultos estão evitando trabalhar em supermercados de Campo Grande, devido às escalas (de trabalho) nos finais de semana e feriados. A avaliação é do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande – SECCG, que tem lutado, insistentemente, com a classe patronal, para melhorar as condições de trabalho nesse setor.

“Se as empresas não oferecerem qualidade de vida para seus empregados, com escalas que favoreçam folgas em finais de semana, para que possam passar mais tempo em família, esse quadro de escassez de mão de obra permanecerá assim ou até tende a agravar mais, com uma carência cada vez maior”, afirmou Nelson Benitez, vice-presidente do SECCG.

O sindicalista informou também que os supermercados devem se conscientizar de que é preciso remunerar muito melhor seus empregados. Se fizerem isso, certamente conseguirão suprir a necessidade de mão de obra nas diversas unidades na Capital.

O SECCG não tem estimativa de quantos funcionários são necessários hoje para suprir a demanda das empresas, mas não tem dúvida de que é um número significativo. “Os trabalhadores estão cada vez mais exigentes. Se não tiverem uma boa remuneração e escalas de trabalho que favoreçam o descanso em finais de semana, será cada vez mais difícil sua entrada no mercado para suprir a demanda que já é grande”, afirma Benitez.

Apesar da existência de legislação que regulamenta o trabalho aos domingos, algumas empresas acabam burlando esse direito do trabalhador. O sindicato está sempre vigilante e fiscalizando o setor para evitar esses abusos. A entidade já encontrou inúmeros casos de funcionários que ficam praticamente um mês sem folga aos domingos. “Isso é muito grave e o trabalhador precisa nos ajudar na fiscalização”, afirma Rúbia Santana, diretora do SECCG, que tem promovido constantes fiscalizações de todo o comércio para evitar abusos.

QUALIDADE DE VIDA – Para o vice-presidente do SECCG, Nelson Benitez, o convívio do trabalhador com sua família nos finais de semana é muito importante para o fortalecimento familiar. “Pais e filhos precisam se encontrar, conversar e se divertirem juntos. Isso é muito importante para se evitar problemas sérios de esfacelamento da família”, afirma o sindicalista.

O diretor sindical André Luiz Garcia faz um apelo aos funcionários de supermercados de Campo Grande para que denunciem ao sindicato (3348-3232) qualquer irregularidade não só com relação à escala de folga nos finais de semana, como também qualquer outra questão trabalhista. “Se cada comerciário for um fiscal, teremos um mercado de trabalho mais justo e disciplinado”, afirmou Garcia. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Tereré é tradição em MS (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax) TERERÉ
Tereré é paixão sul-mato-grossense, mas vale ingerir apenas a bebida com termômetros acima dos 35&or
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as ofertas deste SÁBADO do PETISCO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com trabalho consolidado para a população de MS, Governo do Estado fortalece parcerias com o MP
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
SABADOUUU com muitas OFERTAS, degustação, copo de suco a R$ 1 real no Jorge Mercado em Fátima do Sul
Foto: Fundação de Cultura AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Museus de MS recebem temporada cultural no estado entre 13 e 19 de maio

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul amanheceu triste com o falecimento do amigo Martins, pai do Cleber da SOS Celulares
Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo