Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 2 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
segurança dos profissionais

Vítimas de agressões físicas e assassinatos oficiais de justiça querem andar armados

9 Out 2014 - 13h32

Oficiais de justiça em Mato Grosso do Sul e em todo o Brasil, correm risco de vida diariamente no exercício de suas funções. Ofensas, agressões físicas e até assassinatos fazem parte da rotina desse profissional que é considerado o “longa manus” do juiz pelo fato de levar pessoalmente ao jurisdicionado as ordens e atos oriundos de sentenças, despachos judiciais e acórdãos que consubstanciam em mandados de prisão, de penhora, avaliação, arresto, intimação, citação, desocupação, reintegração, busca e apreensão, entre outros.

Esse é um dos assuntos que estão sendo discutidos desde ontem (8) e até amanhã (9), em Campo Grande, no 7º CONOJAF - Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais . As entidades de classe, representantes da categoria nos Estados e no País querem a aprovação de Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional, que  autoriza o porte de arma para esses profissionais.

“Não temos dúvida de que com o porte de armas, o oficial de justiça correrá menos risco de vida no exercício de suas funções. Ele está sozinho no seu dia a dia e no campo é onde o perigo é maior. É preciso que o parlamento aprove esse projeto de lei que autoriza definitivamente esse profissional andar armado no trabalho”, afirmou Hebe-Del Kader Bicalho, presidente da Federação Nacional das Associações dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais – Fenssojaf, que está em Campo Grande para a realização do 7º CONOJAF.

Nesse encontro, profissionais de todo o Brasil discutem também os sérios problemas de saúde em que os oficiais de justiça são acometidos devido à tensão no exercício de suas atividades. O presidente da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais de MS – ASSOJAFMS, José Ailton Pinto Mesquita Filho afirmou que doenças como depressão, hipertensão e outras, são comuns nesse meio profissional. “Precisamos garantir melhores condições de trabalho dos nossos profissionais em todo o Brasil”, afirma ele.

José Ailton afirmou também que “nós, oficiais de justiça precisamos entender o que acontece em todo o território nacional sobre a nossa atividade e precisamos mostrar, não só aos demais colegas servidores, mas às autoridades do Judiciário, que somos servidores qualificados, com curso superior, bacharéis em direito”.

Para o presidente da Fenassojaf, Hebe-Del Kader Bicalho, é necessário que os Oficiais de Justiça Avaliadores Federais mostrem o papel do segmento no Judiciário. “Nós conhecemos todas as histórias, desde quando os Oficiais não tinham as mínimas condições de trabalho. Nós da Justiça Federal e da Trabalhista, talvez não tenhamos passado por esse tipo de situação. Mas, nós passamos pela máquina de escrever, depois a máquina elétrica e depois um único computador nas centrais de mandados; e hoje temos o PJe. E precisamos avançar na qualidade de vida e sermos felizes”, enfatizou.

Ao final, Hebe-Del conclamou os participantes a serem protagonistas da mudança da profissão de Oficial de Justiça. “A Fenassojaf e as Associações contam com cada um de vocês para sermos protagonistas da nossa mudança e da nossa história”, encerrou.
Além dos presidentes das duas entidades, também falaram durante a abertura do Congresso, representantes da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), da UIHJ, do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Mato Grosso do Sul (Sindjufe) e da Agepoljus.

Nesta quinta-feira (09), o Conojaf teve início às 10 horas com a palestra "O acesso à Justiça e o Oficial de Justiça Avaliador Federal" com o Desembargador Presidente do TRT-24, Dr. Francisco das Chagas Lima Filho.

PROGRAMAÇÃO – Nesta sexta-feira (10), a programação do 7º CONOJAF está estabelecida dessa forma:

Horário: 9h às 13h

Tema: Assuntos diversos – FENASSOJAF

Horário: 15h às 16h

Tema: “Oficial de justiça- Projetos e Possibilidades: Aposentadoria especial e PEC 414/2014 (Função essencial à justiça)”

Palestrantes: Hebe-Del Kader Bicalho, presidente da FENASSOJAF;

Joaquim José Teixeira Castrillon, ex-presidente da federação e Argentino Dias dos Reis, coordenador nacional da FOJEBRA.

Horário: 17h às 19h

Tema: “A atividade do oficial de justiça – uma visão internacional”.

Palestrante: Dr. José Carlos Resende, presidente da Câmara de Solicitadores de Portugal e representante da “Union Internationale des Huisseiers de Justice – UIHJ”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com pastel a R$ 3,99 e copo de suco a R$ 1 real, veja as OFERTAS do Jorge Mercado em Fátima do Sul
HOSPITAL DA VIDA - Jovem foi transferido para o Hospital da Vida mas não resistiu aos ferimentos - Crédito: Arquivo/Dourados News NÃO RESISTIU
NÃO RESISTIU: Homem morre no Hospital da Vida após acidente de moto
ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
Neste momento de dor, muitos usaram as redes sociais para prestarem homenagens / Redes sociais DESPEDIDA
Despedida: 'Linda e amável'; ainda em choque, amigos se despedem e de Ana Gabriela morta em acidente
Fotos: Rachid Waqued AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Instituições ligadas ao trânsito dão início às ações do Maio Amarelo em Mato Grosso do Sul

Mais Lidas

Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Vicentina 37 Anos
Guilherme e Santiago confirmados para as festividades do aniversário de 37 anos de Vicentina
FOTO: ASSESSORIAINAUGURAÇÃO
Atendendo Fátima do Sul e região, inaugurou na última 5ª-feira Vanessa Parpinelli Estética Avançada
TRAGÉDIA
Motociclista bate em poste e morre em cidade de MS