A Caixa Econômica Federal descontou indevidamente duas prestações, em vez de uma, de contas que tinham débito automático de financiamento imobiliário. O banco não soube informar quantos clientes foram atingidos com o erro sistêmico nem de quais Estados eles são.
A instituição afirmou, em nota, que a "inconsistência" foi parcialmente resolvida na terça-feira (22) e que a regularização seria finalizada no movimento de quarta-feira (23), provavelmente à noite, quando se dá a liquidação das operações bancárias.
O servidor público Alexandre Romero foi um dos que detectaram o problema. Ele conta que levou um susto quando viu na terça-feira, após o feriado prolongado, que sua conta na Caixa em que é descontado o financiamento de um apartamento estava com saldo negativo.
— Não entendi nada. Fiquei fazendo mil contas porque é difícil o banco errar.
Para não ter gastos adicionais, ele retirou R$ 4.000 da poupança.
Ele só descobriu o que aconteceu no dia seguinte quando o extrato do banco mostrou que foram descontadas duas prestações de R$ 3.308,93 do financiamento imobiliário em vez de uma.
— Deixo o dinheiro contado para a prestação e coloco o resto na poupança. Quando vi que estava com a conta no vermelho, preferi tirar o dinheiro da aplicação para não pagar juros.
Para solucionar a questão, Alexandre precisou ir a uma agência da Caixa reclamar. O atendente disse que o banco estatal tinha enviado um comunicado interno para todas as dependências explicando que se tratava de um erro no sistema.
Ele diz que vai pedir o que perdeu ao tirar o dinheiro da poupança para cobrir o saldo negativo.
— Sei que é pouco, mas eles não podem fazer esse tipo de coisa.
A Caixa informou que, caso tenha sido gerado qualquer encargo, os valores serão ressarcidos pelo banco.
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