Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
APOIO PEDAGÓGICO

211 estudantes da REE receberam acompanhamento integral nas Salas de Apoio Pedagógico em 2021

As SAPs começaram e ser implantadas em Mato Grosso do Sul no ano de 2017 e hoje somam 22 (vinte e duas) unidades, sendo 03 na Capital e 19 no interior.

14 Dez 2021 - 06h59Por Portal do MS

A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP) e do Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva (CEESPI), realiza acompanhamento integral de estudantes com Transtornos Específicos das Habilidades Escolares, desde com a criação das Salas de Apoio Pedagógico (SAPs) em 2017.

A SED criou as SAPs para que os estudantes com Transtorno de Aprendizagem (dislexia, discalculia, disgrafia e disortografia) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Distúrbio do Processamento Auditivo (DPAC), múltiplas repetências com sinais de Transtornos (no mínimo de dois anos) pudessem ser assistidos em suas especificidades (Resolução/SED nº 3.282/2017).

SAPs

Neste ano, a aprovação e sanção da Lei Ordinária n.º 14.254 “promulgada” em 30 de novembro de 2021, vem confirmar o compromisso e a importância de um atendimento especializado para esses estudantes, pois os transtornos funcionais de aprendizagem causam alterações no desenvolvimento da leitura e da escrita, da matemática, instabilidade atencional e/ou comportamental, prejudicando a aprendizagem e o sucesso escolar dos estudantes.

Em Mato Grosso do Sul, o serviço é assegurado aos estudantes matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental na Rede Estadual de Ensino, realizado no contraturno do período de escolarização, e ministrado por professores com formação em Pedagogia e especialização em Psicopedagogia e/ou Neuropsicopedagogia.

Embora os estudantes não sejam público da educação especial, o Núcleo da Sala de Apoio Pedagógico é vinculado ao Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva (CEESPI), e à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial que atua em parceria com a Coordenadoria de Políticas para o Ensino Fundamental, com o objetivo de propor, organizar, liderar, monitorar as ações pedagógicas referentes à implementação e acompanhamento do trabalho desenvolvido nas Salas de Apoio Pedagógico.

As Salas de Apoio Pedagógico começaram e ser implantadas no Estado em 2017 e hoje somam 22 (vinte e duas) unidades. São 3 (três) SAPs na Capital, nas Escolas Estaduais Arlindo de Sampaio Jorge; Rui Barbosa e no próprio CEESPI, e 19 (dezenove) SAPs nos municípios do interior do Estado sendo: Anastácio, Aquidauana, Camapuã, Caarapó, Corumbá, Chapadão do Sul, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Corguinho, Coxim, Dourados, Douradina, Jardim, Naviraí, Ponta Porã, Rio Negro, Rochedo, Taquarussu e Três Lagoas. No ano de 2021 foram atendidos aproximadamente 211 (duzentos e onze) estudantes, tendo como instrumento de acompanhamento do desenvolvimento desses o Plano de Apoio Educacional Individualizado.

Considerando o direito à educação preconizado nos principais documentos norteadores do ensino e o compromisso com a inclusão, a escola tem como papel principal o combate a discriminação e exclusão, visando assegurar o direito de aprender e obter sucesso educacional e profissional.

Para a professora Solange Ferreira, técnica do CEESPI e responsável pela coordenação do Núcleo, “a publicação da Lei Ordinária n.º 14.254/2021 vem consolidar uma trabalho já desenvolvido no Estado pela Sala de Apoio Pedagógico desde 2017, e que a equipe envolvida continuará dando o suporte necessário para que os estudantes com transtornos de aprendizagem se desenvolvam de forma eficaz, rompendo com os estereótipos pré concebidos de que não conseguem aprender, pois todos conseguem aprender! Depende da forma como se ensina!”

Adersino Junior, SED

Foto do destaque: Chico Ribeiro

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS (texto e fotos) AÇÕES DO DETRAN/MS
LIBRAS: Servidora é intérprete e coloca em prática 26 anos de experiência no atendimentos no Detran
UNIGRAN DOURADOS
Publicidade e Propaganda aborda 'Arte e Emoção' na profissão durante Sincom 2024
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
(Redes sociais)DESPEDIDA
Familiares lamentam morte de casal em acidente; 'Sua sonhada moto veio e a mesma nos tirou você'