Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 29 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
GLÓRIA DE DOURADOS - EDUCAÇÃO

Glória de Dourados discute criação do Plano Municipal de Educação

Em reunião que aconteceu no Centro de Múltiplo Uso (CMU) no Defap, o prefeito Arceno Athas

4 Dez 2013 - 08h15Por DEMERVAL NOGUEIRA / FÁTIMA NEWS

Em reunião que aconteceu no Centro de Múltiplo Uso (CMU) no Defap, o prefeito Arceno Athas Júnior, juntamente com diversos secretários municipais, vereadores, professores, diretores de escolas e inúmeros representantes de entidades representativas e órgãos oficiais, se reuniram para discutir as ações e medidas para a criação do Plano Municipal de Educação (PME) do município de Glória de Dourados.

O PME é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE).

Para o prefeito Arceno Athas Júnior (PROS), “a ausência de um plano de Educação para o sistema municipal de ensino prejudica essencialmente a continuidade dos projetos e das políticas públicas”, relata Athas salientando ainda, “o plano municipal é um instrumento de Estado, não de governo. Ele estrutura políticas públicas que duram muito mais do que o tempo de uma gestão, mas é necessária a participação de todos, de forma democrática e aberta, para que tenhamos um instrumento capaz de suprir as nossas necessidades na esfera educacional, mesmo porque, esse plano precisa chegar até o projeto político pedagógico de cada escola do nosso município”.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) os municípios estão incumbidos de organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados. Ou seja, o plano municipal deve ser proposto em consonância com o estadual e o federal. A União é a responsável pela elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE), em regime de colaboração com os outros entes federados. O plano deve ser resultado de um processo de participação social e reflexão sobre as necessidades da Educação do município.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMEC), professora Ligia Cibeli Tendulo Rodrigues disse que tudo depende de planejamento, assim como numa casa, na compra de um carro, da mesma forma como planejar a própria vida. “Entretanto, com referência à Educação, temos que elaborar o planejamento e deixá-lo por escrito e de forma conjunta. Temos que conhecer a realidade do município, tanto da rede pública, quanto das escolas privadas”, recorda Cibeli detalhando ainda, “precisamos vislumbrar a comunidade mediante um ponto vista amplo e conclamá-la a participar na contextura geral desse processo educacional”.

A secretária invocou o art. 214, da Constituição Federativa, ou seja, acabar com o analfabetismo; garantir que todos tenham acesso à escola; melhorar a qualidade de ensino; formar os cidadãos para o trabalho; fazer o país avançar nas questões da ciência, da tecnologia e na valorização do ser humano. Após a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), ele será apreciado e votado pelo Poder Legislativo gloriadouradense. Os nomes dos membros da comissão que vão formalizar o PME serão publicados através de instrumento legal, no diário oficial do município.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS (texto e fotos) AÇÕES DO DETRAN/MS
LIBRAS: Servidora é intérprete e coloca em prática 26 anos de experiência no atendimentos no Detran
UNIGRAN DOURADOS
Publicidade e Propaganda aborda 'Arte e Emoção' na profissão durante Sincom 2024
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira

Mais Lidas

ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
FOTO: TOP MÍDIA NEWS / REPÓRTER TOPCRIME EM MS
Mulher mata jovem a facadas em festa familiar em MS