Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 8 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
educação

Professores migram de escolas particulares para governo e prefeitura

14 Fev 2014 - 15h00Por Da Redação

Se governo e iniciativa privada não estimularem logo a formação de novos professores, principalmente com melhores salários, a situação chegará, muito breve, ao caos. Hoje no Brasil já faltam pelo menos 160 mil profissionais, especialmente nas áreas de Física, Química, Matemática, Geografia e Biologia. Em Mato Grosso do Sul o problema também é muito grave, afirma Eduardo Botelho, presidente do Sintrae/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de MS).

“Até quanto o governo e iniciativa privada vão fazer vistas grossas para o problema? Mas o fato é que a cada ano o número de alunos aumenta consideravelmente e o de professores reduz, drasticamente”, afirma o sindicalista. Para ele, o governo deveria encabeçar uma campanha de valorização desses profissionais, pagando salários dignos e oferecendo outras vantagens para estimular a formação de novos profissionais para o mercado.

No setor privado a situação é ainda mais crítica, pois a classe patronal quer ganhar sozinha. Cobra cada vez mais pelas mensalidades escolares e procura repassar cada vez menos para os professores, que são os maiores responsáveis pela qualidade de ensino dos estabelecimentos, critica Botelho.

Diante desse quadro de desvalorização do professor, pelas escolas e universidades privadas, muitos profissionais têm migrado para o setor público onde encontram estabilidade no emprego; melhores salários; planos de saúde e outras vantagens. “Está longe do ideal, mas tem sido a melhor opção para um número cada vez maior de professores que a cada dia deixam o ensino privado”, afirma o presidente do Sintrae/MS.

Ricardo Froes, presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – Fitrae/MS, também vem denunciando, há alguns anos, o problema da falta de estímulo à formação de novos professores no mercado. “O professor precisa ser valorizado no Brasil. Até quanto governo e iniciativa privada vão ignorar a importância do professor para a formação de bons profissionais para esse competitivo mercado de trabalho?”, questiona Froes.

REAJUSTE SALARIAL – O Sintrae/MS encaminhou para o sindicato patronal o pedido de 15% de reajuste salarial para os professores de escolas e universidades privadas do Estado. Eduardo Botelho explicou que esse percentual cobre as perdas para a inflação, no acumulado dos 12 meses que antecedem a data base da categoria, que é 1º de março, e ainda concede um aumento real para os salários. “Acreditamos no bom senso dos donos de escolas particulares e universidades de nosso Estado em conceder esse aumento real para seus professores”, afirmou o sindicalista.

Quanto às demais cláusulas (sociais) da Convenção Coletiva de Trabalho, Eduardo Botelho informou que elas ainda são válidas para este ano, pois são acordadas com a classe patronal dessa forma, ou seja, elas são válidas por dois anos consecutivos. Somente a questão salarial é negociada anualmente. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS (texto e fotos) AÇÕES DO DETRAN/MS
LIBRAS: Servidora é intérprete e coloca em prática 26 anos de experiência no atendimentos no Detran
UNIGRAN DOURADOS
Publicidade e Propaganda aborda 'Arte e Emoção' na profissão durante Sincom 2024
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira

Mais Lidas

1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
FRENTE FRIA CHEGANDO
FRENTE FRIA chega nos próximos dias e quebra onda de calor com mudança brusca no tempo; CONFIRA
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Fotos: CBMMSAÇÕES NO RS
Bombeiros de MS resgataram mais de 900 pessoas e 200 animais no Rio Grande do Sul