Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 4 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Chamou goleiro de "macaco"

Um ano depois, pivô de caso de racismo busca voltar a ter "vida normal"

28 Ago 2015 - 10h31Por Uol

Era 28 de agosto de 2014, o Grêmio perdia para o Santos por 2 a 0 em jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O goleiro Aranha iria cobrar um tiro de meta, mas antes sinalizou insistentemente para o árbitro Wilton Pereira Sampaio. Apontava para a torcida localizada na arquibancada da Arena. Indicava que tinha sido alvo de injúria racial. As câmeras de televisão voltaram-se para os supostos agressores. E flagraram Patrícia Moreira, aos gritos, chamando o camisa 1 de 'macaco'. A partir dali a vida da jovem de 23 anos mudou completamente.

Antes anônima, Patrícia virou o símbolo do caso de racismo contra o goleiro santista. De cara, teve perfis em redes sociais bombardeados por xingamentos. Cancelou todos. Sua casa foi apedrejada. As imagens rodaram o mundo. Virou caso de polícia. 
 
Aranha registrou ocorrência, ela respondeu com outros três torcedores (Fernando Ascal, Éder Braga e Rodrigo Rychter) e teve transação penal para comparecer a uma delegacia uma hora antes e sair uma hora depois dos jogos do clube. A pena acaba neste sábado. 
 
E não foi somente isso. Um vizinho tentou atear fogo na casa onde ele residiu. Ela já não morava mais ali, tinha se mudado para Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre. O responsável admitiu à polícia que tinha feito isso por ficar 'com nojo' da atitude da jovem loira. 
 
Pediu desculpas, chorou, foi perdoada por Aranha (veja no vídeo acima, de 2014) e viu com o tempo o caso ser 'esquecido'. Mas não completamente. Nos meses que seguiram à decisão de transação penal, Patrícia cumpriu rigorosamente a determinação. Apresentou-se em uma delegacia nos dias de jogo. O celular virou alternativa para acompanhar o Grêmio. 

Relembre o momento em que Patricia chama Aranha de macaco

  •  
E busca voltar a ter uma 'vida normal'. Criou perfis novos nas redes sociais, mas em uma delas acabou tendo problemas. Postou uma foto com o ídolo do Internacional, D'Alessandro. Voltou a ser alvo de xingamentos. 
 
Por isso, a repercussão do caso ainda assusta. Patrícia Moreira promete jamais voltar à Arena do Grêmio. Tem medo de ser reconhecida e que os torcedores tentem agredi-la. "Imagina se ela vai e é reconhecida, o que pode acontecer?", diz uma pessoa próxima a jovem. 
 
Novamente morando em Porto Alegre, ela conseguiu novo emprego (tinha sido demitida depois do caso) e segue tratamento psicológico, que dura um ano. A casa onde residia foi alugada. 
 
"Nunca mais a vi. Por aqui nunca mais esteve. Nem os familiares eu não tenho visto", disse Altair Salgado, vizinho da antiga casa de Patrícia. 
 
O Grêmio, que perdeu pontos e acabou eliminado da Copa do Brasil do ano passado por conta do caso, faz questão de tentar esquecer tudo que houve. E a torcida, que chegou a proibir músicas utilizando o termo 'macaco' e 'macacada' para se referir aos aficionados do Internacional, hoje já não é tão rigorosa. Os cânticos foram, por exemplo, entoados antes do último clássico Gre-Nal. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

NOTA MS PREMIADA SORTUDOS NO NOTA MS PREMIADA
Sortudos levam R$ 100 mil do Nota MS Premiada, ao todo são 370 ganhadores, CONFIRA AQUI se foi você
Ayrton Senna do Brasil
Ayrton Senna: Veja homenagens nos 30 anos da morte do piloto
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
FÁTIMA DO SUL - INSCRIÇÕES ABERTAS
Inscrições abertas para 3ª Corrida do Fogo e passeio ciclístico com R$ 6 mil em premiação em Fátima
Fotos: Washington Lima / Fátima Em Dia FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da Final e Premiação da Copa Favo de Mel de Futsal em Fátima do Sul

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul amanheceu triste com o falecimento do amigo Martins, pai do Cleber da SOS Celulares
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls