Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
ELEIÇÕES 2018 - DEFINIÇÕES

DEM confirma aliança e indica Murilo candidato a vice de Reinaldo Azambuja

DEM confirma aliança e indica Murilo candidato a vice de Reinaldo Azambuja

4 Ago 2018 - 10h34Por campograndenews

O DEM confirmou há pouco o apoio ao PSDB nas eleições deste ano em Mato Grosso do Sul, indicando o candidato a vice-governador na chapa em que Reinaldo Azambuja tentará a reeleição. O anúncio partiu do deputado federal Luiz Henrique Mandetta, foi confirmado pela colega congressista Tereza Cristina e será oficializado em breve durante a convenção democrata na manhã deste sábado (4).

“O partido encaminhou a coligação com o PSDB, na qual o partido (DEM) indica o candidato à vice-governadoria, o Murilo Zauith (presidente regional) e agora está em fase final de organização de chapas de federal e estadual, que ainda carecem de ajustes”, disse Mandetta, que chegou a se colocar como candidato a governador a fim de viabilizar o projeto do seu partido.

O DEM vinha negociando também com o MDB, com uma proposta semelhante –Mandetta chegou a ser cotado para vice da candidata Simone Tebet. Contudo, prevaleceu a vontade da maioria do partido exacerbada anteriormente pelo próprio Zauith e os deputados estaduais Zé Teixeira e José Carlos Barbosa, que por diversas vezes se reuniram com Reinaldo e lideranças tucanas para alinhar o discurso.

Calibração – Ainda segundo Mandetta, o DEM terá como prioridade a reeleição de seus dois deputados federais (ele mesmo e Tereza Cristina) e dos estaduais (Teixeira e Barbosinha). O impasse, porém, segue em relação às chapas proporcionais: o deputado federal afirma que há necessidade de “calibrar melhor” as forças, haja vista que os democratas estariam em uma composição ao lado de PSDB, PSD e PP, todos com candidatos a um nov mandato na Câmara dos Deputados ou com nomes de densidade.

Reeleição de Mandetta e Tereza Cristina segue tratada como prioridade no partido. (Foto: Mirian Machado)Reeleição de Mandetta e Tereza Cristina segue tratada como prioridade no partido. (Foto: Mirian Machado)

“Acho a composição ótima, desde que tivéssemos uma chapa homogênea”, afirma. Mandetta afirma que há nomes com densidade eleitoral alta na composição, citando os deputados federais Fábio Trad (PSD) e Geraldo Resende (PSDB), em busca da reeleição, a vice-governadora Rose Modesto e o deputado estadual Beto Pereira (PSDB).

Mandetta lembra que, em 2014, eram necessários 159 mil votos para eleger um deputado federal, sendo necessário o somatório de votos. Com isso, “você consome quase dois candidatos para fazer um federal”, recordando ainda que Fábio Trad, naquela eleição, obteve 70 mil votos e ficou na terceira suplência por conta dos quocientes eleitoral e partidário –que distribuem os votos entre as chapas. “Esse é um risco, essa chapa está mal calibrada e precisa ser discutido”.

Tereza, na chegada à convenção, também confirmou o entendimento com o PSDB, apontando ainda a necessidade de acertar detalhes das chapas proporcionais.

Zauith reforça opção por melhor projeto e que instabilidade no MDB afastou partidos. (Foto: Mirian Machado)Zauith reforça opção por melhor projeto e que instabilidade no MDB afastou partidos. (Foto: Mirian Machado)

O que pesou – Presidente regional do DEM, Murilo Zauith ressaltou que a indicação, embora tenha se arrastado por cerca de dois meses, terminou com o partido unificado. “Os quatro deputados estão seguros, tranquilos, e estamos no melhor caminho”, destacou, afirmando ainda ter optado pela vice. “Nos foi proposto ter a vaga de Senado ou vice, fizemos a preferência por ficar no Estado e participar da administração”.

Zauith pontuou, ainda, que os parlamentares do partido terão caminho tranquilo para tentar a reeleição, reforçando ainda a pendência relativa à chapa para a Câmara Federal. Ele destacou que, além de um projeto mais sólido, pesou em favor da aliança com o PSDB o fato de os emedebistas enfrentarem instabilidades no seu projeto após a prisão de André Puccinelli na Lama Asfáltica. “Pesou a insegurança na eleição deles dentro dos fatos ocorridos. Mas é fato vencido, que não se discute mais”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Rotary Club - Fátima do Sul
Vem aí a Churrascada do Rotary em prol do banco de cadeiras de rodas!
ATENDIMENTO
'Procon na Rua' disponibiliza atendimento Jardim Tarumã durante ação da UEMS
GRANDE EMPREENDIMENTO PARA O MS
Expectativa: Governador, ministra e presidente da Petrobras visitam UFN3 em MS
DESPEDIDA
Anderson Leonardo esteve com Molejo para show em dezembro de 2022 em MS
PATRONIZAÇÃO
Padronização de uniformes no Presídio de Trânsito promove segurança e gera oportunidade de trabalho

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
(Redes sociais)DESPEDIDA
Familiares lamentam morte de casal em acidente; 'Sua sonhada moto veio e a mesma nos tirou você'