Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 5 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Meio Ambiente

Em encontro com senador Pedro Chaves, Rose Modesto destaca importância da Lei do Pantanal

Em tramitação no Congresso Nacional desde 2017, o projeto foi, recentemente, aprovado na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos do Senado).

23 Jan 2018 - 07h44Por Portal do MS

Campo Grande (MS) – A governadora em exercício Rose Modesto recebeu o senador Pedro Chaves (PSC) na manhã desta segunda-feira, em seu gabinete, e um dos principais assuntos discutidos foi o projeto que cria a Lei do Pantanal e o Fundo do Pantanal. Em tramitação no Congresso Nacional desde 2017, o projeto foi, recentemente, aprovado na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos do Senado).

Rose Modesto considera a Lei do Pantanal e o Fundo do Pantanal instrumentos vitais para garantir o desenvolvimento ambiental, social e econômico do maior ecossistema alagável do mundo, criando princípios legais para limitar a interferência humana, principalmente na sua borda, e garantindo fontes de recursos para a pesquisa e conservação.

“A Lei do Pantanal será um divisor de águas, garantindo que o desenvolvimento das atividades econômicas não interfira ambientalmente na região, mas dentro da legalidade, do equilíbrio e responsabilidade”, disse a governadora em exercício, enfatizando que a parceria do Governo do Estado, classe produtora e organismos ambientais deve ser fortalecida para garantir a perpetuação do bioma.

Ecoturismo

Rose acrescentou, no encontro com o senador Pedro Chaves, que a atividade econômica secularmente exercida pelo homem pantaneiro deve ser um exemplo a ser seguido e destacou a vocação do Pantanal para o ecoturismo, cujos atrativos têm sido divulgados pelo Governo do Estado em todo o mundo.

“O Fundo do Pantanal é um avanço, teremos uma fonte de recursos específica para financiar projetos ambientais e do econegócio, beneficiando quem produz com sustentabilidade e gerando maior eficiência no controle dos recursos ambientais”, completou Rose Modesto.

Segundo o senador Pedro Chaves, o projeto tramita na Comissão de Meio Ambiente do Senado, onde ele é o relator, e aprovado segue diretamente para a Câmara dos Deputados, onde também passará por comissões temáticas para, então, ser discutido e aprovado em plenário. “Temos plena convicção de que o projeto será vitorioso”, antecipa-se.

Estratégico

O Fundo Pantanal apoiará os projetos de gestão de áreas protegidas, estimulará  investimentos de controle, monitoramento e fiscalização ambiental, fomentará pesquisas para conservação e uso sustentável da biodiversidade, na recuperação de áreas desmatadas e degradadas, bem como será utilizado também para o pagamento por serviços ambientais, explicou o senador sul-mato-grossense.

“Estou muito esperançoso de que o Fundo Pantanal se tornará realidade. Esse é um dos caminhos que pode garantir o desenvolvimento e a preservação do Pantanal que é um dos maiores patrimônios do meu querido Mato Grosso do Sul”, comentou.

O fundo é um instrumento semelhante ao criado para a Amazônia, e tem como objetivo apoiar financeiramente os projetos de preservação do Pantanal, estimulando investimentos de controle, monitoramento e fiscalização ambiental. Para o senador, o fundo é estratégico para apoiar boas práticas conservacionistas, fomentar a pesquisa e, sobretudo, promover ações de apoio ao homem pantaneiro.

Texto: Sílvio Andrade – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
Simone Mendes confirma presença no 37° aniversário de Vicentina veja o vídeo
Gloria de Dourados
É Hoje: Venha curtir o show de João Bosco e Vinícius na ExpoGlória 2024!
Circuito Gastronômico
Com 100 participantes, Circuito Gastronômico "Isto é MS" começa na próxima segunda
ECONOMIA
Pequenos negócios dominam 93,4% do universo das empresas de Mato Grosso do Sul
TREINAMENTO
Polícia Penal treina plano de defesa para enfrentar situações de risco em penitenciárias estaduais

Mais Lidas

ORLA DE FÁTIMA DO SUL - FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria se aproxima com pancadas de chuvas e tempestades, veja na previsão
JATEÍ - TUDO DEFINIDO
Estão preparados?, Shows e datas definidas para a maior festa do MS, a Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul amanheceu triste com o falecimento do amigo Martins, pai do Cleber da SOS Celulares
TRAGÉDIA
'Por que nos deixou?': assimilando perda, irmã se despede de jovem morto em acidente em MS