Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 8 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
SAÚDE DO ESTADO DE MS

Governo de MS leva paciente para fazer transplante em São Paulo

21 Set 2021 - 11h05Por Rodson Lima, SES

Em mais uma ação humanitária, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), encaminhou uma paciente de 28 anos, que terá a possibilidade de fazer transplante de órgãos na cidade de São José Rio Preto, no Estado de São Paulo. A paciente deixou o Estado acompanhada da irmã e um médico, em uma UTI Aérea, por volta das 5h30, desta terça-feira (21).

Entusiasta desta ação, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, comemorou a possibilidade de transplante e destacou que o setor foi elencado como uma das prioridades da gestão. “Nunca mediremos esforços para que os pacientes possam ter a oportunidade de terem seu transplante realizado. Nossa equipe se empenhou para conseguir levar a paciente até o Hospital no interior de São Paulo”.

A paciente se chama Tatiane Gonçalves da Silva, de 28 anos, é residente no município de Corumbá, mas estava internada na Santa Casa de Campo Grande. Tatiane é mãe de três filhos, incluindo um bebê de quatro meses.

Segundo o médico Alexandre Braga Gonfiantini – que integra a equipe que vai implantar o serviço de transplante renal e hepático em MS -, a paciente tem hepatite grave e precisa fazer o transplante de fígado. “A paciente foi encaminhada para São José do Rio Preto (SP), acompanhada por um médico da UTI Aérea. A paciente, puérpera, desenvolveu uma hepatite pós-parto grave, que causa uma insuficiência hepática grave, com risco de morte estimado em 50%, por isso, foi candidata a um transplante hepático de fígado. Se estiver apta, após o ato cirúrgico, retornará para o tratamento em Mato Grosso do Sul”.

Referência

A Secretaria de Estado de Saúde e o Hospital Adventista do Pênfigo de Campo Grande iniciaram tratativas neste ano para a viabilidade da implantação do serviço de transplante renal e hepático em Mato Grosso do Sul. Objetivo é tornar o Estado referência em transplante de fígado e no tratamento a pacientes com doenças hepáticas.

O médico-cirurgião do aparelho digestivo, especialista em transplante de fígado, Gustavo Alves Rapassi – que está à frente do projeto em Mato Grosso do Sul – afirma que o principal desafio será a criação de um Centro Especializado em Hepatologia para o cuidado com o paciente portador de doença crônica do fígado. “O desafio será implantar a cultura que o paciente hepatopata crônico pode ser tratado de forma curativa e retornar às suas atividades de rotina no próprio Estado”.

Levantamento realizado de janeiro a agosto de 2020 e 2021, pela Secretaria de Estado de Saúde, houve redução nos transplantes de coração e de rim no Estado. Em 2020, foram realizados três procedimentos e neste ano, apenas um. Quanto aos transplantes de rim, no ano passado foram realizados 17 procedimentos e neste ano chegaram a sete. O transplante de córnea foi maior realizado neste ano em relação a 2020, foram 91 procedimentos contra 80 do ano passado.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

ACORDO SAÚDE
Acordo de cooperação: servidores da SED terão acesso ao programa "Saúde Todo Dia"
ALERTA
Com agravamento da seca na bacia do Pantanal, Agência Nacional de Águas alerta para situação
MAIS DOSES
MS recebe 9ª remessa com mais 92 mil doses da vacina contra a Influenza
DESPEDIDA
Morre Patricia Abrego, ex-secretária de planejamento de cidade de MS
PREVENÇÃO
Cuidados básicos aumentam proteção contra vírus da gripe; saiba como se prevenir

Mais Lidas

FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
FRENTE FRIA CHEGANDO
FRENTE FRIA chega nos próximos dias e quebra onda de calor com mudança brusca no tempo; CONFIRA
TRAGÉDIA
'Te amarei eternamente': filha se despede de Juliana após trágico acidente em MS