Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 29 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
política na capital

Gaeco já gravou telefonemas e pediu quebra dos sigilos bancário e fiscal

Até agora o Gaeco já admitiu que estão sendo investigados o prefeito Gilmar Olarte

25 Abr 2014 - 08h13Por Campo Grande News

Embora tenha se negado a revelar o foco da investigação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), alegando que ela está sendo conduzida sob “sigilo”, o advogado dos vereadores do PT do B, Waldir Custódio, revelou que o promotor Marcos Alex Vera pediu a quebra do sigilo bancário e fiscal dos investigados e já tem provas a partir de interceptações telefônicas.

Indagado se a investigação será longa, em razão desse pedido aos bancos e também em razão do número de testemunhas que ainda deverão ser convocadas, possivelmente boa parte dos 23 vereadores que apoiam o prefeito Gilmar Olarte (PP) na Câmara, o advogado respondeu: “Pediu a quebra de sigilo bancário e fiscal e por experiência sei que Receita Federal e o Banco Central demoraram de 60 a 90 dias para dar esse tipo de informação”.

Quanto à interceptação telefônica, questionado se ela também abrangeu vereadores, Waldir Custódio declarou: “A interceptação telefônica acontece sobre um número alvo. Todos os diálogos começam a ser gravados”.

Provocado, então, a informar se o principal foco da investigação do Gaeco era o prefeito Gilmar Olarte, tendo em vista que os pedidos de prisão e busca e apreensão foram feito ao Tribunal de Justiça, que é foro privilegiado de prefeito, o advogado respondeu afirmativamente no começo, mas depois observou que ainda não é possível dizer quem é o alvo mais relevante. “Isso esta claro... mas o Gaeco pode estar investigando alguém ligado a ele”, disse, ponderando que o prefeito pode até nem figurar na peça acusatória do Ministério Público Estadual.

Mais vereadores – O advogado Waldir Custódio também considerou que ficou evidente durante o depoimento de seus três clientes, os vereadores do PT do B da Capital, que mais membros da Câmara deverão ser convocados a testemunhar no procedimento aberto pelo Gaeco.

“Tem 23 vereadores que podem ser investigados. Pode existir convocação para cada um deles. Isso ficou claro. Mais serão chamados”, informou Custódio. O número apontado por ele é a mesma quantidade que apoiou a cassação de Alcides Bernal (PP) e que hoje apoia o governo de Gilmar Olarte.

Waldir Custódio assegurou, porém, os vereadores Flavio Cesar, Otávio Trad e Eduardo Romero, do PT do B, não estão sendo investigados, tendo apenas colaborado nas investigações do Gaeco. “Posso garantir que a chamada desses três vereadores não tem nada a ver com ato de improbidade. Foi realmente para prestar esclarecimento ao Ministério Público, para ter mais elementos na investigação”, disse.

Instado a revelar se o promotor Marcos Alex Vera fez alguma pergunta sobre a coalizão de governo montada por Olarte e sobre a participação dos vereadores do PT do B com indicação para cargos ou outro tipo de benesse, o advogado respondeu negativamente. “Não teve questionamento sobre isso. Até porque formar coalizão de governo não é crime”, argumentou.

Investigados - Até agora o Gaeco já admitiu que estão sendo investigados o prefeito Gilmar Olarte, em cuja residência foram apreendidos documentos no dia 11 de março, e o ex-assessor Ronan Feitosa, que chegou a ser preso e ouvido pelo promotor Marcos Alex Vera em São Paulo (SP).

Já convocou como testemunhas os três vereadores ouvidos ontem e convocou para depor o ex-assessor legislativo Ismael Faustino, o secretário municipal de Governo de Olarte, Rodrigo Pimentel, e o presidente regional do PT do B, Morivaldo Oliveira, que deve prestar esclarecimento amanhã, às 9h30, no Gaeco.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Bombeiros na beira da cachoeira durante resgate do corpo (Foto: Henrique Kawaminami) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS TRAGÉDIA
Homem escorrega e morre na Cachoeira do Inferninho, ele estava com a esposa e filho
FOTO: TOP MÍDIA NEWS / REPÓRTER TOP CRIME EM MS
Mulher mata jovem a facadas em festa familiar em MS
FOTO: JORNAL DA NOVA ACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
CARBONIZADO
Corpo carbonizado é encontrado e polícia suspeita que seja de homem desaparecido em MS
SE ENTREGOU
Após esfaquear rival em praça, autor se entrega à polícia em Mato Grosso do Sul

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376