Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 18 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
MASSACRE NO PARÁ

Terror: Com 57 mortos, chacina em prisão do Pará é a maior desde o Carandiru

Uma rebelião com cinco horas de duração deixou 57 mortos nesta segunda-feira no Centro de Recuperação Regional de Altamira, no Sudoeste do Pará.

30 Jul 2019 - 08h18Por Extra

ALTAMIRA (Pará) — Uma rebelião com cinco horas de duração deixou 57 mortos nesta segunda-feira no Centro de Recuperação Regional de Altamira, no Sudoeste do Pará. O massacre é o maior ocorrido em um mesmo presídio desde o do Carandiru, em 1992, quando 111 detentos foram assassinados, e o quinto com alta letalidade registrado no sistema prisional do país desde janeiro de 2017 — em dois anos e meio, o saldo é de 227 vítimas fatais. O mais recente ocorreu em unidades prisionais de Manaus, em maio, e deixou 55 mortos.

A chacina em Altamira teria sido motivada por uma briga entre as facções e ficou marcada pela brutalidade das mortes. Ao menos 16 detentos foram decapitados. A violência extrema tem sido marca da disputa entre facções nos presídios e serve como forma de intimidação entre os grupos criminosos.

Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), presos de uma mesma facção criminosa invadiram, às 7h, o anexo do presídio, onde estavam integrantes de um grupo rival, e atearam fogo no local. A fumaça invadiu o anexo e alguns detentos morreram por asfixia. O motim só terminou por volta de 12h. Dois agentes penitenciários chegaram a ser mantidos reféns por uma hora, mas foram liberados.

O governo do Pará determinou a transferência de 46 detentos suspeitos de participação no massacre. Desses, dez líderes de facções irão para um presídio federal, em vagas oferecidas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Os demais serão distribuídos em unidades estaduais, no Pará. Moro convocou ontem uma reunião de emergência sobre a situação no presídio. Segundo sua assessoria, o ministro lamentou as mortes e determinou a intensificação das ações de inteligência e que a Força Nacional fique de prontidão.

O secretário da Susipe, Jarbas Vasconcelos, disse ao GLOBO que o serviço de inteligência do Pará não apontou risco de ataques no presídio.

— Nenhum de nossos detentos fez exigências recentemente que pudesse levar a essa possibilidade. Tudo ocorreria normalmente — declarou.

Ao jornal “Folha de S.Paulo”, porém, o secretário adjunto de Inteligência e Análises Criminais do Pará, delegado Carlos André Costa, afirmou no início do mês que monitorava ações de uma das facções criminosas envolvidas no massacre e sabia que o grupo estava decidido a investir sobre as áreas no estado dominadas pela facção rival.

Um relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) classificou como “péssimas” as condições do Centro de Recuperação de Altamira. A unidade possui 343 presos, mais que o dobro da capacidade projetada, que é para 163 vagas. Além da superlotação, o CNJ também constatou um número baixo de agentes penitenciários, apenas 33.

Do lado de fora do presídio, cerca de 40 famílias se aglomeravam na noite de ontem em busca de informações. Com o telefone nas mãos, a dona de casa Clarissa Silvano aguardava notícias do sobrinho:

— Na esperança que alguém ligue para dizer que ele está vivo. Não saio daqui enquanto não souber dele — afirmou a dona de casa.

(Colaborou Adriana Mendes)

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS TODOS PELO RIO GRANDE DO SUL
Peritos papiloscopistas de MS se colocam a disposição para missão de ajuda ao RS
PLANTÃO POLICIAL - FEMINICÍDIO
Homem é preso depois de invadir casa e esfaquear a sua ex-esposa e o atual na frente de crianças
Motocicleta ficou totalmente destruída - Foto: Ivinoticias IVINHEMA - ACIDENTE FATAL
ACIDENTE FATAL: Colisão frontal na BR-376 deixa motociclista morto em Ivinhema
AUDIÊNCIA
Justiça marca audiência de quadrilha estelionatária que matou médico em MS
PLANTÃO CRUELDADE
Polícia abre inquérito para investigar morte de 6 cães por envenenamento em MS

Mais Lidas

FOTO: ILUSTRATIVAFÁTIMA DO SUL - CARRETA TOP DANCE
Com falhas técnicas e documentais, prefeitura não expede alvará para transporte da Carreta Top Dance
SOLIDARIEDADE AO RIO GRANDE DO SUL
De Fátima do Sul e Culturama: Carreta com 17 toneladas de donativos chega a Roca Sales, RS
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Motocicleta ficou totalmente destruída - Foto: IvinoticiasIVINHEMA - ACIDENTE FATAL
ACIDENTE FATAL: Colisão frontal na BR-376 deixa motociclista morto em Ivinhema
Brasil
Conheça os finais dos principais personagens de "América"